Cidadeverde.com

Médicos suspendem atendimentos pelo IPMT por sete dias

Imprimir

Diretor do Simepi Moreira Filho

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) decidiu, por meio de assembleia extraordinária, paralisar atendimentos através do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT/ PLANTE). A paralisação inicia nesta segunda-feira (24) e termina no próximo dia 31. 

A categoria irá suspender consultas e procedimentos dos planos de saúde IPMT / PLANTE, resguardando apenas os casos de urgência e emergência. A paralisação tem como objetivo buscar reajuste dos procedimentos, que segundo a Simepi, está defasado. 

“Os valores do IPMT / PLANTE estão muito defasados e, após várias tentativas de negociação, não se chegou ao êxito. Além de que o plano vem piorando a situação, querendo repassar para os médicos um software de informatização por meio de sistema biométrico, com ônus total para o profissional. Sendo que esta responsabilidade é total do plano e não dos médicos”, defende o Sindicato.

Um dos diretores do Simepi, Moreira Filho, disse que há sete anos não há reajuste nos valores dos procedimentos realizados pelos médicos credenciados ao IPMT/Plante. 

"Uma endoscopia, por exemplo, enquanto outros planos pagam R$ 260, o IPMT paga R$ 159. São valores defasados, que não cobrem a inflação", defende o diretor. 

O Sindicato afirma que tem buscado diálogo com a prefeitura de Teresina desde janeiro de 2017. Nesta segunda-feira haverá uma assembleia para avaliar a paralisação.

Atualmente 300 médicos, hospitais e clínicas são credenciados ao IPMT/ Plante para 42 mil beneficiários entre segurados e dependentes. 

Em nota, a prefeitura de Teresina informou que tentou se reunir com a entidade no dia 4 de julho, mas nenhum representante da entidade compareceu à reunião. O executivo municipal afirma, ainda, que no último mês de março concedeu aumento no valor 7,69% a ser aplicado nas consultas eletivas, com pagamento retroativo a janeiro.

Veja nota na íntegra:

Em resposta a nota veiculada pelo Sindicado dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), o Instituto de Previdência do Município (IPMT) afirma que, em março, foi concedido um aumento no valor 7,69% a ser aplicado nas consultas eletivas, com pagamento retroativo a janeiro.

O IPMT informa também que, no dia 04 de julho, estava agendada uma audiência com o Presidente do instituto e membros do Sindicato, mas ninguém compareceu e nem houve um comunicado do Sindicato no sentido de reagendar uma nova audiência.

 A Diretoria executiva do IPMT esclarece ainda que, em relação às ações administrativas, cabe ao instituto deliberar para o bom gerenciamento das ações, sendo a biometria uma prerrogativa de controle do plano de saúde funcionando desde 2014.  

Em caso de paralisação, o IPMT deve ser avisado com 30 dias de antecedência por parte dos credenciados, caso contrario, estarão descumprindo cláusula contratual e sujeito as sanções cabíveis.

Diretor do IPMT Paulo Dantas

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais