Cidadeverde.com

Combata pedras nos rins com chá de gengibre e açafrão

Imprimir

A bebida natural de gengibre e açafrão é um bom suplemento para combater as pedras nos rins quando seu tamanho ainda é médio. Ambos os ingredientes são ricos em substâncias ativas que promovem a limpeza renal e a eliminação dos resíduos que dão lugar à formação dos cristais. A raiz de gengibre é um ingrediente natural valorizado desde a antiguidade por sua riqueza em compostos anti-inflamatórios, analgésicos e desintoxicantes. É geralmente utilizado como base para tratamentos contra as doenças digestivas, já que é um carminativo, antibacteriano e diurético. Também é um antigo remédio contra as doenças que afetam o sistema urinário, entre as quais se incluem os cálculos que afetam a saúde renal.

O gingerol, seu composto ativo, destrói de forma indolor e eficaz, as pequenas pedras que obstruem as vias urinárias. O açafrão é uma das especiarias mais recomendadas para desintoxicar o sangue e melhorar a saúde renal. Seu princípio ativo, a curcumina, confere a ela efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser úteis no tratamento de uma ampla variedade de patologias. Há centenas de anos é utilizado como remédio para limpar os rins, uma vez que diminui a inflamação, elimina as toxinas e favorece a destruição das pedras formadas por sais e proteínas. Exerce um efeito protetor nas vias urinárias, não apenas porque impede a sua obstrução, como também porque cria uma barreira protetora contra as bactérias e os vírus que causam infecções.


Ingredientes

1 pedaço de raiz de gengibre (1 polegada ou 2,5 cm)
1 colher de chá de açafrão em pó
½ litro de água
1 colher de sopa de mel orgânico (25 g) (opcional)

Como preparar?

Ponha para esquentar a água em um pote e, quando chegar à ebulição, derrame-a em uma jarra com a raiz de gengibre e o açafrão em pó.
Deixe repousar de 10 a 15 minutos para que os extratos das especiarias se concentrem no fundo.
Passado esse tempo, passe o líquido em uma peneira, ponha um copo e adoce com mel.
Consuma-o preferencialmente em jejum, todos os dias.

Contraindicações

Esta bebida não deve ser consumida por pacientes com distúrbios hepáticos. Pode ser contraproducente naqueles que sofrem de úlceras, gastrite ou cólon irritável. No caso de estar seguindo algum tratamento farmacológico, o melhor é consultar o especialista para determinar se suas propriedades interferem nos efeitos dos medicamentos. Para concluir, é essencial esclarecer que este remédio é um suplemento contra as pedras renais e, ainda que em alguns casos seja efetivo, sempre é melhor buscar alguma ajuda médica.

 

Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais