Cidadeverde.com

Delegacia faz mapeamento e anuncia operações constantes contra poluição sonora

Imprimir

Imagem ilustrativa

Após a apreensão de 16 paredões de som no primeiro fim de semana de ação da nova Delegacia do Meio Ambiente, a delegada Bruna Fontenele anunciou que novas operações acontecerão de forma rotineira e não se restringirão aos finais de semana. Um mapeamento dos locais com maior número de reclamações da população de Teresina (PI) está sendo elaborado para nortear as ações policiais. 

"Eu aviso também que essas operações serão rotineiras. Teremos ela durante a semana, no final de semana. Essas operações serão constantes de modo que a gente consiga minimizar ou até mesmo acabar esse problema do som em Teresina", disse a delegada, em entrevista ao Cidade Verde Notícias desta segunda-feira (14). 

Na Rádio Cidade Verde, a delegada também informou que os locais de maiores queixas da população estão sendo analisados. "Nós estamos fazendo um mapeamento de onde tem um maior número de denúncias e de acordo come esse mapeamento a gente define as rondas, mas todas as zonas da cidade estão sendo contempladas".

Bruna Fontenele pediu que se deixe de promover crimes ambientais, como a poluição sonora. "O que a gente quer mesmo é que a população se conscientize. É os donos de som, de que tentem usar esse direito que eles têm de escutar o som de uma forma legal, que não incomode as pessoas e vire um crime", afirmou. 

A delegada chegou a defender que o poder público defina um local para o uso de paredões sem incomodar a população. Enquanto esse espaço não é criado, os donos dos veículos precisarão se enquadrar, ou correrão o risco de terem o som apreendido e até destruído. "Se ocorrer o abuso nós vamos providenciar a apreensão, autuação e o encaminhamento pra Justiça. (...) É uma questão de ponderação, se a pessoa vai querer arriscar o seu som de R$ 50 mil ou não".

As operações da Delegacia do Meio Ambiente estão sendo acompanhadas por agentes de trânsito e o dono do veículo pode receber multa, além da apreensão do som. 

A delegacia também atua contra crimes que envolvam o patrimônio histórico, desmatamento, incêndios, entre outros. Denúncias podem ser feitas nos telefones (86) 3230-2025  e (86) 99449 2387

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais