Cidadeverde.com

Cultura Negra Estaiada na Ponte acontece no sábado (19)

Imprimir


Créditos: Rômulo Piauilino

A festa da celebração da cultura afro de Teresina chega a sua 5ª edição e será realizada neste sábado (19), dentro da programação oficial do aniversário de 165 anos da capital. O Cultura Negra Estaiada na Ponte deste ano tem uma vasta programação e seu principal objetivo é promover a igualdade e inclusão social. 

A partir das 15h, grupos afro começam a se reunir no Parque Nova Potycabana. Às 17h, será realizada a Caminhada do Axé com destino ao estacionamento da Ponte Estaiada, onde terão feiras e apresentações culturais. O evento é uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).

A sustentabilidade e o potencial criativo dos grupos afro serão evidenciados na feira de economia solidária, que se concentrará no estacionamento da ponte. O evento também é momento de integração, muita alegria, dança, música, exposições e valorização cultural.

O Cultura Negra passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Teresina através da Lei Municipal 4.908/2016. De acordo com o secretário municipal de Economia Solidária, Ricardo Bandeira, o evento é uma forma de valorizar a criatividade e a produção dos povos de terreiro.

“O aniversário de Teresina foi na última quarta-feira (16), mas as comemorações continuam. O Cultura Negra traz a proposta de valorização cultural, união, respeito, sustentabilidade e inclusão social. Outro ponto importante é o grande potencial no que diz respeito à economia criativa e solidária que poderá ser vista no evento”, destacou Ricardo Bandeira.

O evento é uma realização do município, através da Semest, contando com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Coordenadoria de Comunicação Social (Ccom), e TV Cidade Verde. Os parceiros são as Entidades Negras de Teresina e Grupos Tradicionais de Matriz Africana.

Programação

15h - Acolhida (palco principal do Parque Nova Potycabana)
16h - Apresentação dos Grupos Magia das Raças, Iluiawê e Coisa de Nêgo
17h - Ritual: Oferenda para Exú, Oferenda para Oxum, Hino de Teresina, Hino da Umbanda
17h30 - Caminhada do Axé (saída do Parque Nova Potycabana)
Espaço de Comercialização de Produtos
19h - Chegada da Caminhada (Estacionamento da Ponte Estaiada)
Apresentação dos Grupos: Ijexá, Arte e Movimento, Oxaguian
20h - Premiação do I Festival de Tambozeiros de Teresina
I Encontro de Curimbas de Teresina (Pontas Contadas de Teresina)
20h30 - Grande Gira (Conduzidos pelos Tambozeiros)


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais