Cidadeverde.com

Semjuv premiará melhores propostas de enfrentamento aos acidentes com moto

A juventude de Teresina está sendo chamada a responder uma pergunta: "Que atitudes você tomaria para diminuir o número de motociclistas acidentados e mortos no trânsito?". É com esse questionamento que a Secretaria Municipal da Juventude lança o desafio "Se Liga na Ideia" e premiará as cinco melhores propostas para o enfrentamento dos acidentes com moto envolvendo jovens. O projeto foi lançado nesta segunda-feira (04) pelo secretário municipal da Juventude, Zé Filho, e pelo prefeito Firmino Filho. 

As propostas poderão ser cadastradas a partir desta segunda na plataforma colaborativa Teresina e-você e a votação será no dia 26. As cinco propostas escolhidas vão receber uma premiação de R$ 1 mil e mais R$ 10 mil para a execução. Os proponentes também passarão por capacitação e terão toda a assessoria da Semjuv para colocarem suas ideias em prática. 

O tema partiu de uma proposta do próprio prefeito Firmino Filho com base nos dados levantados pelos órgãos de trânsito. "É um dado alarmante. Apenas no primeiro trimestre de 2017, nós tivemos 40 mortes em decorrência de acidentes de trânsito e 691 pessoas vítimas de acidentes graves e com algum tipo de sequela. Isso é um absurdo, mutila os jovens justamente na idade produtiva, em que eles têm que trabalhar para sustentar sua família. Não é um problema meu ou do prefeito. É um problema de todos. Nós temos que nos engajar e fiscalizarmos uns aos outros. Tudo parte da conscientização. A plataforma Teresina e-você é sensacional e se a juventude participar assim como participou no ano passado, vamos ter ótimas ideias para combater esse grave problema na nossa cidade", disse Zé Filho.

Em sua quarta edição, o projeto "Se Liga na Ideia" propõe sempre um tema para que os jovens possam trabalhar, num desafio com a finalidade de melhorar o meio social em que vivem, através da proposição de soluções para os problemas colocados. "Nessa edição nós vamos expandir para toda a cidade, fizemos algumas adaptações para poder abranger o maior número de pessoas. Dentro da plataforma, as propostas se iniciam hoje e segue por 22 dias, qualquer cidadão pode fazer o seu cadastro e votar em uma das 10 propostas que estarão lá", destacou Nilson Maxwel, gerente de articulação da Semjuv.

O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância do "Se Liga na Ideia" para fomentar discussões e como uma forma de engajamento da população jovem para a busca de soluções dos problemas comuns na cidade.

"É importante que a gente possa ter esse debate. A frota cresceu muito em Teresina e com isso temos uma geração de pessoas que estão morrendo e sofrendo. Hoje, a moto só não mata mais que o crime, o tráfico. A grande vítima é a nossa juventude, nosso futuro. Estamos deixando as pessoas morrerem. Se a juventude tomar essa briga para si, vai afetar toda uma geração. Essa versão do Se Liga na Ideia é muito importante para a cidade. A tecnologia social é legal, é importante, o projeto é fazer uma discussão no mundo virtual e levar para o mundo real um tema riquíssimo porque tem a ver com o dia a dia das pessoa, a vida dos nossos jovens, a vida da nossa cidade. Não tenho dúvidas de que vai ser um sucesso e é fundamental para que a gente possa preservar a vida na nossa cidade. Vamos fazer do Se Liga na Ideia um exemplo de sucesso na nossa cidade", disse Firmino.

O lançamento do projeto contou ainda com as presenças do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Wellendal Tenório; do superintendente da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Carlos Daniel; da primeira-dama Lucy Soares; dos vereadores Nilson Cavalcante, Luis André, Neto do Angelim e Marquim Monteiro; e do vencedor da proposta do Se Liga na Ideia do ano passado, Ismael Oliveira. 

Novidades

Durante a solenidade de lançamendo do "Se Liga na Ideia", o secretário Zé Filho fez o anúncio de outros dois projetos que deverão virar realidade nos próximos dias. Um deles é o relançamento do programa Minha Primeira Habilitação. Através desse projeto, 50 jovens de baixa renda poderão ter acesso à sua primeira CNH, possibilitando que eles tenham mais possibilidades de conquistar vagas no mercado de trabalho. 

E o outro projeto anunciado é o Solaris, através do qual 60 jovens passarão por um curso de qualificação na área de energia solar. Essa capacitação, em nível técnico, permitirá que eles aprendam a construir placas de energia solar, também viabilizando a criação de um nicho no mercado que tem crescido em todo mundo. Dentro do curso, os jovens criarão a primeira placa de energia solar para abastecer um prédio público. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais