Cidadeverde.com

Método François Soulier é eficaz no tratamento de patologias neuromusculares

Imprimir

?    O equilíbrio neuromuscular (ENM) foi desenvolvido por François Soulier, após cinco anos de estudos, ao conhecer um aparelho chamado "activador methodos", que é uma caneta a qual gera vibrações, criado por quiropatas, nos EUA, com o objetivo de substituir as mãos na realização de uma técnica manipulativa do sacro. O equilíbrio neuromuscular consiste em uma leve vibração ou um micro-thrust destinado a reduzir os problemas articulares e vertebrais através de uma correção não manipulativa com a ajuda de um pequeno aparelho mecânico que produz uma vibração precisa e suave no sentido da correção da lesão.Trata-se de uma técnica destinada à correção de bloqueios articulares e reajuste tônico, que pode ser combinada comqualquer outra técnica, exceto para aos tratamentos de massoterapia e eletrotermoterapia, que devem ser realizados anteriormente ao ENM, devido a informação reflexa, que é a base da técnica, poder ser comprometida se realizada posteriormente.

O tratamento é composto de duas partes. A primeira efetua-se obrigatoriamente em decúbito ventral e o fisioterapeuta envia uma vibração precisa e não dolorosa através da caneta em determinadas articulações. A seguir, o paciente fica de pé, constituindo-se a segunda parte do tratamento.
    Utiliza-se o ENM nas inserções tendinosas musculares dos grandes músculos próximos de suas inserções ósseas, onde se situam os receptores proprioceptivos, permitindo ao corpo a possibilidade de reequilibrar-se imediatamente.
    O ganho de amplitude articular traz a confirmação. A vibra-ção estimula a coluna vertebral de maneira precisa, reequilibrando e anulando todas as tensões neuromusculares.


Fisiologia do ENM

    A manutenção do equilíbrio postural é realizada tanto pelas propriedades viscoelásticas dos músculos quanto por ajustes posturais desencadeados a partir das informações sensoriais visuais, vestibulares e somatossensoriais, sendo a propriocepção uma das fontes sensoriais que parecem ter maior expressividade no controle da postura, podendo ser restabelecida através da normalização do tônus muscular proporcionada pelo ENM.
  Os desequilíbrios segmentares criam tensões ligamentares, mas, sobretudo, criam desequilíbrios de tensão da musculatura tônica e a hiper solicitação de certos músculos leva rapidamente a retrações dolorosas.
   ?A função estática depende do reflexo miotático primitivo, sendo um arco reflexo no nível do músculo. E o outro, mais elaborado, é o arco gama, que harmoniza toda a tonicidade postural em função da verticalização e da horizontalização do olhar. Toda inclinação faz surgir as contra-reações imediatas de equilíbrio, fazendo com que toda modificação da estrutura de uma articulação vertebral repercuta imediatamente sobre o conjunto(20). Isto é verificado através da identificação do comprimento do membro inferior.
  O reflexo dinâmico é causado pelo potente impulso transmitido pelas terminações primárias dos fusos musculares, sendo um impulso forte transmitido para a medula quando um músculo é subitamente estirado e isso determina uma contração reflexa instantânea e muito forte do mesmo músculo a partir do qual o impulso teve origem. Dessa maneira, o reflexo atua contra as alterações súbitas no comprimento
do músculo. A contração muscular, por sua vez, se opõe à força que está causando o comprimento excessivo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais