Cidadeverde.com

Fábio Abreu declara que sensação de impunidade aumenta reincidência no crime

Imprimir

O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, declarou que a sensação de impunidade das pessoas que praticam pequenos delitos contribui para a reincidência nestes tipos de ações, além de aumentar a violência e a criminalidade em Teresina.

Para o secretário, por exemplo, o roubo de um aparelho de celular deve ter uma punição mais rigorosa assim como é aplicada às pessoas que explodem instituições financeiras. “Uma pessoa que é ladrão dificilmente vai deixar de ser ladrão, principalmente se é posto em liberdade. Precisamos do maior rigor da pena e tirar essas pessoas de circulação na sociedade. A questão da reincidência e da sensação  impunidade pelo bandido é grave”, destacou o secretário.

A declaração foi dada nesta terça-feira (19) em entrevista ao Jornal do Piauí, após mais um registro de violência na zona Sul de Teresina. Na noite de ontem (18), o aposentado Severino Lima da Silva, 77 anos, foi morto a tiros na porta de casa, no bairro Bela Vista I.  No momento do crime, o aposentado estava acompanhado da esposa. Os suspeitos de matarem Severino até o momento não foram presos. 

“Sem saber ainda quem realmente cometeu esse crime, mas eu sou capaz aqui de afirmar que é um indivíduo reincidente. Nós precisamos da punição rigorosa e exemplar para o pequeno delito, do criem que ele comete”, disse o secretário.

“O roubo de um celular e o roubo de um banco. A pena tem que ser rigorosa porque um indivíduo que rouba um celular ele vai lá e tira a vida de um cidadão. Por isso, às vezes, observando o sistema judiciário brasileiro há uma tendência muito forte de não se dá importância aos pequenos delitos, mas a visão de nós que estamos na rua é diferente: primeiro porque um celular para uma determinada pessoa é uma valor considerável pela condição financeira para ela e, segundo, que é do roubo de um celular que a pessoa passa a roubar algo maior ou do próprio roubo do celular mata uma pessoa”, acrescentou Fábio Abreu. 


Fotos: Wilson Filho / Cidadeverde.com 

Na semana passada, o advogado Ozires de Castro Machado Neto, 28 anos, foi assassinado, de acordo com o coordenador da Delegacia de Homicídios, delegado Francisco Costa - Baretta, porque reagiu a uma tentativa de assalto no bairro Saci.  O suspeito de matar o advogado foi preso e confessou o crime. Ele atirou em Ozires porque a vítima teria se recusado a entregar o aparelho telefônico.  O atirador foi identificado como Francinaldo dos Santos, vulgo Nené, reincidente no mundo do crime. 

Para reforçar a segurança na zona Sul, o secretário informou que um novo batalhão será inaugurado no próximo mês no bairro Porto Alegre, o que irá reformar o policiamento da região. 

Mudança partidária  

Questionado sobre a mudança de partido, o secretário Fábio Abreu disse que mantém a decisão de sair do PTB. A possibilidade é de que Fábio se filie ao PR. 

Delegados 

Fábio Abreu ressaltou que com o concurso público autorizado pelo governador do Estado, Wellington Dias (PT), terá continuidade e deverá atender às delegacias sem delegados, principalmente na região Sul do Piauí.

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais