Cidadeverde.com

Fórum Novo Centro de Teresina discute sobre política urbana

Imprimir

Reunindo as diversas entidades e representações que vivem o Centro de Teresina, a Prefeitura deu início, na noite desta terça-feira (19) o Fórum Novo Centro de Teresina, trazendo a temática “Instrumento de política urbana”. A palestra foi ministrada pelo sociólogo José Police Neto. O evento segue ao longo desta quarta-feira (20), no auditório Sebrae, debatendo assuntos referentes à construção do novo centro com seis painéis temáticos.
 
O sociólogo José Police Neto, em sua palestra discorreu sobre o conceito de tornar o centro atrativo como era décadas atrás. Police Neto destaca que as cidades modernas têm no elemento “menor deslocamento” o principal fator de qualidade de vida e lembra que Teresina tem um centro com ruas bem desenhadas, com definição de calçada e com boa infraestrutura urbana.
 
“O centro não esvazia por vontade de um ou de outro, mas sim porque um comando econômico da cidade leva para bairros. O que acontece é que a população pagou por um centro que tem estrutura, que tem escolas e no caso de Teresina, tem a melhor escola do país e um polo de saúde que se destaca entre as capitais do Nordeste. Perder isso ou deixar isso distante da população não faz nenhum sentido. O que a gente precisa aqui é trazer uma atratividade para um centro que hoje só tem energia das 8h às 18h. A gente precisa trazer famílias para esse espaço, começando a trabalhar com o que o centro já tem”, sublinhou Police Neto.
 
Durante o evento, o prefeito Firmino Filho enfatizou a necessidade de discutir as temáticas que envolvem a região, uma vez que nos últimos anos houve uma série de mudanças. “Estamos realizando um chamamento de todos os atores do centro para realizar uma conversa franca sobre a atual situação e propor soluções, elaborando um plano de ação para construir um centro da cidade não idealizado pela Prefeitura de Teresina, mas um local pensado pelas pessoas”, ressaltou.

O secretário de Planejamento do município, Whashington Bonfim, destacou que “Teresina ganhou, recentemente, o prêmio Cidade para as pessoas, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o projeto no entorno da horta comunitária do bairro Dirceu Arcoverde e o Fórum é mais um passo para a construção da cidade voltada para as pessoas”.
 
O evento continua nesta quarta-feira (20) com painéis no turno da manhã sobre mobilidade urbana, moradia e multiuso e espaços públicos e arborização, que iniciarão às 9h30 e terão duração de duas horas. Os outros três temas - economia, patrimônio histórico e cultura e segurança, políticas integradas e assistência social - serão realizados a partir das 14h30.
 
A arquiteta Constance Jacob, coordenadora especial da área central, explica que a proposta das oficinas ou painéis temáticos é que os diversos eixos debatidos internamente junto a técnicos da Prefeitura de Teresina sejam levados à sociedade civil e protagonistas do centro. “Buscamos discutir um plano de ação para um centro nessa ideia de construir uma cidade para as pessoas, ouvindo os maiores interessados, que são os protagonistas do centro. Vamos debater e escutar as propostas para a convivência entre esse centro histórico e o espaço que as pessoas frequentam”, finaliza a arquiteta.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais