Cidadeverde.com

Praça Saraiva tem 3 graus a menos de temperatura comparada a outras praças

Imprimir

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), fez a apresentação de um levantamento das áreas que devem passar por melhorias, incluindo análises de seis praças e onze ruas do centro durante o painel temático no Fórum Novo Centro de Teresina. 

Praças como a Marechal Deodoro da Fonseca (Bandeira), Demóstenes Avelino (Fripisa), Conselheiro Saraiva e João Luís Ferreira foram avaliadas em diversos aspectos, focando tanto nos pontos positivos quanto negativos desses espaços. Dentre eles a catalogação das espécies arbóreas, as condições fitossanitárias das árvores, análise de porte e diâmetro de copa, danos de podas, canteiros, bancos, temperatura e umidade relativa do ar.
 
A Praça Saraiva foi a que apresentou condições mais positivas no que diz respeito ao microclima, chegando a ser registrado três graus de temperatura inferiores às demais praças nos mesmos horários da avaliação. Por isso, esta deve ser utilizada como modelo para as outras praças do centro da cidade nesse aspecto.

Já nas ruas, a exemplo da Simplício Mendes (Calçadão), Rui Barbosa e Álvaro Mendes foram analisados fatores como ilhas de convivência, lixeiras, condições do pavimento e garantia da acessibilidade. No Calçadão foi verificado, por exemplo, a existência de algumas ilhas de convivência, mas que precisam ser otimizadas e aplicadas em outros pontos do centro.

O plano de reabilitação do centro da  cidade envolve intervenções em aspectos como a arborização e espaços públicos, temática que foi discutida durante a manhã desta quarta-feira (20) no Fórum Novo Centro Teresina. O evento é resultado da ação coletiva de órgãos da Prefeitura de Teresina, visando propor, junto à sociedade civil, um debate sobre as estratégias de revitalização da região.
 
O debate sobre essas análises e propostas foi mediado pelo secretário da Semam, Olavo Braz, e professora Dra. Roselis Machado (Uespi), que também esclareceram as dúvidas do público do painel temático, espaço que agregou estudantes e profissionais de diversas áreas.
 
“A nossa intenção é potencializar o que existe de positivo e minimizar o que se tem de negativo no centro da cidade. As áreas verdes, a exemplo das praças, possuem diversas funções importantíssimas para população e que devem ser melhoradas. Dentre esses pontos positivos podemos citar a questão da redução das ilhas urbanas de calor, conservação da biodiversidade, o embelezamento, o bem estar psicossocial e a educação ambiental”, pontua o secretário Olavo Braz.
 
No evento, que encerrou no fim da tarde de hoje, também serão debatidos temas como “estacionamento e carros”, “moradia e multiuso”, “mobilidade do centro”, “economia”, “patrimônio histórico e cultura” “segurança, políticas integradas e assistência social”. 


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais