Cidadeverde.com

Maior desafio é o respeito aos direitos da pessoa com deficiência, diz secretário

Imprimir

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21), o Piauí festeja avanços, mas vê muitos desafios a serem superados. Para o secretário para inclusão da pessoa com deficiência do Estado, Mauro Eduardo, após melhorias na estrutura de atendimento à população, é preciso conscientizar a sociedade sobre os direitos a serem respeitados. 

Em entrevista à Rádio Cidade Verde, Mauro Eduardo destacou ações do poder público para o tratamento de pessoas com deficiência e melhorias na acessibilidade, em especial na capital. O problema é o desrespeito de quem não possui deficiência, como nas vagas de estacionamento destinadas a cadeirantes, seja em locais públicos ou privados.

"A vaga existe, mas lá está sempre estacionado um veículo de pessoas que dizem: eu vou alí, volto logo", disse Mauro Eduardo, em entrevista no Acorda Piauí. A SEID já promoveu uma campanha para conscientizar a população, mas as infrações continuam a ser vistas em Teresina, em especial no Centro da capital. O secretário alerta que ocupar uma vaga destinada a cadeirantes praticamente impede os mesmos de irem a um banco, por exemplo. 

Outra queixa da população diz respeito ao transporte público. Os ônibus com elevador para cadeirantes existem, mas muitos ainda ficam a esperar os veículos. Mauro Eduardo vê falta de sensibilidade de alguns motoristas que evitam parar no local onde pessoas com deficiência aguardam por uma condução. Além disso, o secretário diz que muitos pontos de ônibus precisam ser adaptados. 

O secretário destacou que o trabalho do Estado agora é para descentralizar as ações de atendimento à população com deficiência, com a construção de um novo centro de reabilitação em Parnaíba, litoral do Piauí, e outras obras que devem fazer com que as pessoas possam ser atendidas mais próximas de suas casas.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais