Cidadeverde.com

Estudantes apresentam projetos de aplicativos para Teresina

Imprimir

Vinte horas buscando soluções para o desenvolvimento sustentável de Teresina. Assim foi a primeira Hackaton THE 2030, realizada pela administração municipal. O evento terminou na tarde deste sábado no Mirante da Ponte Estaiada.
 
Divididos em equipes, os estudantes apresentaram quatro propostas de aplicativos: BliciTHE (voltado para bicicleta compartilhada), Terminal Inteligente (destinado ao transporte público), Prism (que visa a revitalização de praça e áreas verdes) e o THEC saúde (voltado para marcação de consultas). Elas serão avaliadas por uma comissão formada por técnicos da Prefeitura de Teresina. O resultado da maratona digital será divulgado na próxima terça-feira durante o lançamento da Plataforma da Agenda Teresina 2030.
 
"Todas as propostas foram muito boas e mostram como eles estão antenados com a cidade e conhecem a realidade. As ideias aqui apresentadas dialogam com os problemas da cidade", destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.
 
A coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchoa, destacou a força de vontade das equipes que trabalharam durante as 20 horas para pensar nos aplicativos. "Foi uma maratona intensa, e todos demonstraram um conhecimento e uma força de vontade. Isso nos anima para realizar mais iniciativas como essa", comentou.
 
Para os participantes da Hackaton, uma oportunidade de ver que é possível contribuir com a cidade. "Consegui aplicar aqui o que aprendi na universidade e vi que é possível encontrar soluções viáveis. Saio daqui vendo que tenho muito a contribuir", resumiu a aluna de arquitetura, Elayane Ferreira. "Tivemos total apoio de infraestrutura. É uma experiência que vamos levar para o resto da vida. A Hackaton mudou a forma de ver a cidade", complementou Micaely Teixeira, também estudante de arquitetura.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais