Cidadeverde.com
Geral

Aplicativos aproximam moradores e gestão municipal em busca de melhorias para Teresina

Imprimir

A Prefeitura de Teresina foi a segunda a participar do aplicativo Colab.re, ainda no ano de 2014, e desde então vem melhorando a plataforma online que aproxima os moradores a gestão municipal. 

Na manhã desta quarta-feira (27), técnicos da Prefeitura e representantes do aplicativo COLAB.re estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN). A reunião buscou avaliar a ferramenta, alinhar o atendimento às demandas da população e apresentar atualizações do aplicativo. 

“A gente vem aprofundando o trabalho aqui no município e milhares e pessoas que usam a plataforma, onde as pessoas publicam os problemas da cidade e a Prefeitura atende isso abertamente e de forma transparente. Mais de 130 funcionários da Prefeitura estão dentro da plataforma”, disse um dos fundadores do aplicativo, Gustavo Maia. 

Uma das novas funcionalidades do aplicativo é a integração com as redes sociais. “O COLAB.re agora faz integração com as redes sociais, atendendo as reclamações feitas diretamente nas redes pela população. Começamos pelo Facebook e depois atendendo Twitter e Instagram”, acrescentou Dalila Ramalho, também representante da plataforma. 

O sistema funciona não somente para os moradores enviarem problemas com calçamento, entulhos, focos de mosquitos Aedes Aegypti e etc, mas também para a Prefeitura consultar a população. Recentemente, a plataforma perguntou aos usuários sobre “o futuro da cidade” e de como fazer o plano diretor municipal, ressaltou Gustavo. 

No encontro de hoje, também ocorreu a discussão sobre a plataforma Teresina2030,  que complementa o Colab.re.  

“A plataforma 2030, que a Prefeitura está abrindo, é uma plataforma de dados; ela está abrindo os dados do município para que mais pessoas possam colaborar  fazendo a cidade melhor. O uso desses mecanismo é um caminho sem volta. Eu tenho a oportunidade de rodar o mundo inteiro, falando do cabe e case de Teresina, e você vê que isso é o que o mundo está olhando e Teresina tem sido pioneira nesse aspecto”, comentou Gustavo.

Colab.re

Por meio do aplicativo Colab.re, a população pode enviar para a Prefeitura de Teresina fotos e denúncias de problemas encontrados na cidade. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas virtuais de aplicativos para Android e IOS.

Plataforma2030

A Prefeitura de Teresina deu um passo importante na estratégia de abertura de dados para o desenvolvimento sustentável da cidade. A administração municipal lançou a Plataforma Teresina 2030, que compila os dados da cidade de forma dinâmica e interativa. A plataforma pode ser acessada pelo link www.teresina2030.teresina.pi.gov.br.

De acordo com a Prefeitura, a plataforma apresenta diretrizes que estão guiando o crescimento urbano, econômico e social da cidade. Por meio dela, é possível ter acesso aos dados referentes a população, serviços urbanos, educação pública, habitação, renda e desenvolvimento urbano e econômico. Todas as informações estão disponíveis através de mapas, que permite melhor visualização, e em diversos formatos. 


Carlienne Carpaso
Com informações do Jornal do Piauí e Prefeitura de Teresina 
[email protected]  

Imprimir