Cidadeverde.com

Saiba quais os alimentos vão te ajudar a combater a anemia

Imprimir

Qualquer pessoa pode desenvolver anemia por deficiência de ferro, mas algumas pessoas possuem mais predisposição ao problema, como mulheres durante a menstruação ou parto, pessoas acima dos 65 anos mais propensos a dietas pobres em ferro, pessoas que têm insuficiência renal (especialmente se eles estão em diálise, uma vez que existe dificuldade na formação de glóbulos vermelhos) e pessoas com dificuldade para absorver ferro. Porém, a anemia é um problema que pode ser tratado com base em uma dieta rica em ferro. Existem vários alimentos bons para anemia ricos em ferro que podem ser consumidos de diferentes formas e que devem ser integrados à sua dieta alimentar.

1. Espinafre
Espinafre é um vegetal muito popular que deve estar presente na lista de alimentos bons para anemia. Ele é uma rica fonte de cálcio, vitaminas A, B9, E e C, ferro, betacaroteno e fibras. O espinafre pode ajudar na saúde geral do seu corpo. Verifica-se que metade de uma xícara de espinafre cozido contém 3,2 mg de ferro, o que representa cerca de 20% da exigência de ferro diária para o corpo. Você pode aumentar a quantidade de espinafre em sua salada de folhas verdes e pode incluí-lo com outros legumes verdes e saladas, como aipo, brócolis, couve e agrião, que além de saudáveis são bons alimentos para combater anemia. Você também pode ferver as folhas de espinafre em um copo de água e adicionar os temperos necessários para fazer uma sopa. Além disso, você pode usar o espinafre para recheios de tortas salgadas ou em lanches naturais.


2. Beterraba
A beterraba é conhecida por ser muito eficaz na luta contra a anemia. É um vegetal com alto teor de ferro. Sabe-se que ajuda na reparação e a reativar as células vermelhas do sangue. Uma vez que as células vermelhas do sangue são ativadas, o fornecimento de oxigênio para todas as partes do corpo aumenta. A beterraba pode ser misturada ralada e crua com outros vegetais em folhas, bem como cenouras, pimentões, tomates, etc. Também pode ser adicionada a sucos como laranja ou cenoura. Se preferir, você pode consumir cozida como acompanhamento de pratos principais.


3. Carne Vermelha
Algumas carnes ou partes específicas da carne possuem alto teor de ferro, como coração, rins, fígado e as carnes vermelhas de uma forma geral. É também uma grande fonte de vitamina B12. Sabe-se que o fígado bovino tem mais de 600% de suas necessidades diárias de ferro. Você deve consumir carne vermelha rica em ferro de duas a três vezes na semana para combater a anemia. Um pedaço de carne cozida, frango ou porco com 85 gramas possui cerca de 1 a 2,5 mg de ferro. Já 85 gramas de fígado de carne ou galinha contém 2,1 mg de ferro. Consuma esses alimentos cozidos, grelhados ou em ensopados.


4. Manteiga de Amendoim
A manteiga de amendoim é uma rica fonte de ferro. Tente incluir manteiga de amendoim em sua dieta diária. Se você não gosta do sabor, pode pensar em comer um punhado de amendoins torrados todos os dias, pois da forma natural eles também são alimentos bons para anemia.Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim contêm 0,6 mg de ferro. A manteiga de amendoim pode ser consumida no pão ou em torradas no café da manhã.


5. Tomate
A vitamina C é o principal ingrediente presente no tomate, juntamente com o licopeno. A vitamina C nos tomates ajuda na fácil absorção do ferro. Tomate também é rico em betacaroteno e vitamina E e, consequentemente, ajuda na manutenção e saúde do cabelo e da pele. Você pode comer um ou dois tomates crus todos os dias para aumentar a vitamina C no seu corpo e incentivar a absorção de ferro de forma eficaz, consumir como suco, picado em saladas, no preparo de molhos, em lanches naturais, omeletes e outras variedades.


6. Ovos
Os ovos são uma fonte rica de proteínas e contêm uma grande quantidade de antioxidantes. Um ovo grande contém 1 mg de ferro e, portanto, o consumo de um ovo todos os dias vai ajudar no combate à anemia.


7. Romã
A romã é uma das frutas que mais contêm ferro e vitamina C, e por isso é um dos alimentos bons para anemia. Ajuda a melhorar o fluxo de sangue no corpo e também é muito eficaz no tratamento dos sintomas de anemia, como fraqueza, tonturas, cansaço e até mesmo perda de audição. Consuma a fruta normalmente ou se preferir prepare sucos para ingerir juntos das refeições.


8. Feijões da soja
O feijão é uma grande fonte de ferro e vitaminas. A soja é um dos grãos que mais contêm ferro, possui baixo teor de gordura e boas doses de proteína, porém possui o ácido fítico, que impede a penetração do ferro. Por isso, o ideal é manter os grãos de soja em água durante a noite para reduzir o ácido fítico dos grãos. No dia seguinte, prepare-os cozidos com tempero para desfrutar de metade do consumo diário recomendado de ferro.


9. Pão integral
Uma fatia de pão integral contém cerca de 6% de do teor diário de ferro necessário para o corpo. É uma boa fonte de ferro e irá ajudar o organismo a combater a deficiência do mineral de forma eficaz.
Os grãos inteiros contêm ácido fítico, que tem o potencial de inibir o ferro no corpo. Mas, como o pão integral é preparado através do processo de fermentação, a quantidade de ácido fítico nos grãos é significativamente reduzido.
Você pode substituir o pão normal por integral nos cafés da manhã. O ideal é consumir de duas a três fatias de pão integral todos os dias para aumentar os níveis de ferro no organismo.


10. Nozes
As nozes são alimentos bons para anemia, pois são ótimas fontes de ferro e te ajudam a aumentar facilmente os níveis do mineral em seu corpo. O pistache é a melhor fonte de ferro, já que contém 15 mg de ferro em 100 gramas. Você pode carregar um punhado de pistache e damasco na bolsa e consumir nos intervalos entre as refeições, no lanche da manhã ou da tarde.


11. Peixes
Peixes também são alimentos bons para anemia, uma vez que contêm bastante ferro. Alguns dos peixes mais populares como salmão, atum, bem como frutos do mar como mexilhões e ostras, são ricos em ferro. As ostras do pacífico contêm 7,2 mg de ferro a cada 100 gramas.


12. Mel
O mel é um alimento saudável para o corpo inteiro e possui bons índices de ferro. A cada 100 gramas de mel existe cerca de 0,42 mg de ferro. Além disso, o mel também contém cobre e magnésio, que vai ajudar no aumento da hemoglobina do corpo.
A adição de uma colher de sopa de mel para um copo de suco de limão fresco no início da manhã com o estômago vazio todos os dias pode ajudar no combate à anemia. Consuma também como adoçante de chás, sucos ou coloque em saladas de frutas e cereias.


13. Pêssegos, ameixas e passas
Pêssegos, uvas passas e ameixas secas são ótimos alimentos para anemia, por serem uma rica fonte de ferro. Na verdade, pêssegos secos contêm 6 mg de ferro a cada 100 gramas. Você pode consumir essas frutas secas em saladas de frutas, sobremesas ou lanches durante o dia.


14. Melaço
Uma colher de sopa de melaço contém 3,2 mg de ferro, por isso, pode ser um ótimo alimento para ser consumido no dia a dia. Você pode adicionar melaço na preparação de alguns pratos e aumentar sua ingestão diária de ferro.


15. Maçã
As maçãs são conhecidas por ajudar a impulsionar os níveis de ferro no organismo. A vitamina C na maçã ajuda o corpo a absorver o ferro. Sabe-se que a cada 100 gramas de maçã existe 0,12 mg de ferro. Você pode consumi-la com casca na forma natural, em sobremesas, molhos agridoces ou em suco.

 

Fonte: Mundo Boa Forma

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais