Cidadeverde.com

Empresa é multada em R$14 mil por descarte irregular de lixo

Imprimir

O Programa Lixo Zero segue fiscalizando o descarte irregular de resíduos para coibir a existência de lixões na cidade. A equipe do Programa identificou uma empresa que depositava lixo na rua Industrial José Camilo da Silveira, zona Leste de Teresina, e a responsável foi penalizada a fazer a retirada do material. A empresa realizou o pagamento de R$ 14 mil para a Prefeitura de Teresina realizar a limpeza no local, que aconteceu na manhã desta terça-feira (10).

De acordo com o coordenador do Lixo Zero, Felipe Gomes, as empresas correspondem a cerca de 70% das autuações realizadas pelo Programa. "Contamos com três equipes trabalhando diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, para reprimir o descarte inadequado de lixo. As penalidades aplicadas dependem da gravidade da infração, que pode ser uma autuação, notificação, apreensão, condução ao Ponto de Recebimento de Resíduo (PRR) ou infração de trânsito. No entanto, os principais infratores são as empresas jurídicas e nosso trabalho é monitorar as áreas para identificar os responsáveis pelo descarte irregular. Assim, estamos conseguindo resultados cada vez mais positivos, como a ação de hoje, pois realizamos a completa retirada dos materiais que foram jogados em área pública", avalia.

O coordenador completa que a fiscalização do Lixo Zero acontece não apenas no intuito de penalizar quem for pego praticando algum tipo de descarte irregular, mas, sobretudo, no sentido de conscientizar a população sobre o correto destino do lixo. "A gestão dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada, que precisa da intervenção do município, mas também a contribuição de toda a população que, além de evitar o hábito de descartar o lixo em locais impróprios, também pode trabalhar em conjunto, informando e denunciando irregularidades", acrescenta Felipe Gomes.
 
No período de janeiro a setembro deste ano o Programa Lixo Zero já realizou 844 autuações. A zona mais autuada foi a Leste (261), seguida pelas zonas Sul (253), Norte (192) e Sudeste (138).


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais