Cidadeverde.com

CAPS Infantil atende crianças com transtornos mentais graves

Imprimir

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil CAPS i Dr. Alexandre Nogueira, localizado na Rua Coronel César s/n, Morada do Sol, zona Leste, começou a funcionar no último dia 16 de outubro, atendendo crianças e adolescentes até 17 anos com transtornos mentais graves e severos e uso abusivo de álcool e outras drogas. O Centro funciona de 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

 "O CAPS i é composto por enfermeiro, psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, redutores de danos, técnico em enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos e artesãos", informa o coordenador geral do CAPS i, Maurício Camillo da Silveira Filho.
 
O investimento na obra de construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil foi de R$ R$528.184,40. A estrutura tem 444,81 m², com diversos ambientes: hall de entrada, recepção e sala de estar, coordenação, sala de profissionais, duas salas de atendimento individual, dois banheiros para funcionários, enfermaria, despensa, cozinha, refeitório, dois dormitórios para funcionários, dois banheiros padrões, dois banheiros adaptados para portadores de necessidade especiais, três quartos, rouparia, duas lavanderias, área de atividades em grupo aberta, biblioteca/laboratório de informática e sala de TV.
 
O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.
 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais