Cidadeverde.com

Juiz federal determina transferência de ursa do Zoobotânico para São Paulo

Imprimir

Por decisão da 4ª Vara Federal Cível no Distrito Federal, proferida na noite de ontem (7), a ursa Marsha, abrigada no parque Zoobotânico, em Teresina (PI), terá de ser transferida para o santuário Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP). 

A liminar foi concedida em ação popular movida por Carolina Mourão Albuquerque. Em outubro, o Zoobotânico, mantido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), foi denunciado por supostos maus tratos no cuidado com a ursa. 

O juiz Frederico Botelho de Barros Viana, autor da decisão, considerou, com base nos documentos apresentados, que "a situação da ursa Marsha é uma definição precisa de crueldade imposta pelos humanos. Se nós cidadãos fecharmos os olhos para estes fatos , não sei se somos mais evoluídos do que os animais que subjulgamos".

Em outro trecho, o juiz faz referência ao calor do estado. "Em uma cognição sumária, com base nos documentos técnicos (parecer de cientista na ferramenta youtube, inclusive) comprovam a situação de crueldade a qual a ursa parda Marsha é submetida no lindo, decente, honrado, com pessoas maravilhosas, mas extremamente quente estado do Piauí, o qual já tive o prazer de conhecer".

Veja a íntegra da decisão

A decisão surge após o Ministério Público do Piauí, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o Ibama visitarem o Zoobotânico para verificar que cuidados estavam sendo adotados com Marsha. Um laudo de vistoria deve ser apresentado ao MP até amanhã.

O Cidadeverde.com entrou em contato com o coordenador do Zoobotânico, José Renato Uchôa, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho. Ambos informaram que não foram notificados da decisão. 

Fábio Lima e Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais