Cidadeverde.com

Temer diz que Brasil tem 'tendência' para o 'autoritarismo' e para a 'centralização' do poder

Imprimir

O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (15), durante evento em Itu (SP), que o povo brasileiro tem uma "certa tendência para a centralização".

Ele participou de evento em comemoração ao Dia da Proclamação da República. Segundo a Presidência, a escolha da cidade de Itu para o evento se deu porque o município é considerado o "berço do movimento que deu fim à monarquia no Brasil", já que em 1873, foi realizada a primeira convenção republicana no país.

"Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a nossa tendência é sempre caminhar para o autoritarismo, para uma certa centralização. Nós até, o povo brasileiro, temos até, digamos, uma certa tendência para a centralização", afirmou o presidente.
Como exemplo, Temer citou os momentos em que houve a ruptura da democracia e dos princípios republicanos no país, como em 1930 e 1964, período em que teve início a ditadura militar.

Para o presidente, esses movimentos não foram resultado apenas de golpes de Estado, mas sim da vontade do povo naqueles momentos.
"A nossa Constituição que refundou o Estado brasileiro é categórica. Ou seja: todo poder emana do povo. As autoridades, somos autoridades constituídas. Não somos autoridades diretas. O povo nos constitui como tais, e portanto, devemos ser sempre instrumento da vontade popular, porque exercemos mandatos meramente transitórios", disse Temer.

Ao narrar os acontecimentos históricos do país, Temer relembrou a Convenção de Itu, e explicou a escolha da cidade como local para celebrar o Dia da Proclamação da República.

"Então eu quero dizer aos senhores e as senhoras que o fato de nós termos praticamente transferidos, digamos, o governo aqui para Itu [nesta quarta], é de uma simbologia muito forte, muito significativa. [...] Também pela simbologia de aqui nós termos inaugurado uma fórmula que a rigor, deveria impedir aqueles movimentos centralizadores que se deram no histórico que eu fiz. O ideal seria que nunca tivéssemos essa centralização, o autoritarismo em certo momento que houve no passado", complementou o presidente.

O G1 questionou ao Palácio do Planalto se Temer havia transferido formalmente a capital do governo para Itu nesta quarta. A assessoria da Presidência explicou que não houve nenhum ato formal transferindo a capital.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais