Cidadeverde.com

Antecipada em um ano, eleição para mesa diretora da Câmara Municipal será hoje

Imprimir

Hoje pela manhã deve ser de polêmicas e confusões na Câmara Municipal de Teresina. Isso porque o plenário aprovou o requerimento apresentado pelo vereador Edilberto Borges, Dudu (PT), que antecipava a eleição para a mesa diretora biênio 2019/2020 em um ano. A eleição deve ocorrer nesta quinta-feira (16). Neste ano, diferente dos outros, será permitido à reeleição do atual presidente da CMT, que está sob o comando do vereador Jeová Alencar (PSDB). 

Com isso, os vereadores interessados em participar das chapas e disputar algum cargo da mesa diretora tiveram aproximadamente 48 horas para dialogar os nomes e saber quem irão concorrer. 

A antecipação não é novidade, pois esse tipo de ação ocorreu por duas vezes na Assembleia Legislativa do Piauí.

Em entrevista na última terça-feira (15), Jeová Alencar declarou que os parlamentares poderão colocar os seus nomes juntamente com uma formação de chapa para votação. Questionado se iria se candidatar a reeleição, o vereador preferiu não confirmar, mas as informações nos bastidores da política são de que ele irá sim colocar o nome da disposição. Outro nome de possível chapa é o do vereador Joaquim do Arroz.

 “Foi aprovada a reeleição; se vai ser o meu nome ou não quem decide é a maioria. Foi aprovado que qualquer vereador pode chegar na quinta-feira aqui, com a sua chapa, e colocar a disposição da maioria do plenário para deliberar. Qualquer um dos vereadores tem a legitimidade de colocar o seu nome para apreciação. Respeita-se a minoria, mas a maioria democraticamente é quem vence”, disse Jeová Alencar.

Faltar à eleição

O prefeito Firmino Filho (PSDB) está em Barcelona participando de um evento. A indicação dada por Firmino é de que os vereadores da base esvaziem o plenário.

 A vereadora Graça Amorim (PMB) votou contra a antecipação e afirmou que não foi convidada para qualquer deliberação sobre a eleição ser nesta semana, logo após um feriado e justamente quando o prefeito de Teresina, Firmino Filho, não está em Teresina.

Além da Graça Amorim, os vereadores R.Silva (PP) e Edson Melo (PSDB) votaram contra o requerimento. Os demais 23 parlamentares votaram a favor, três não votaram. 
 
Durante a Ordem do Dia, o vereador Dudu defendeu que a antecipação da votação foi solicitada por “entender que ano que vem é pós eleição”.
 
“Essa casa do ponto de vista do equilíbrio financeiro, do equilíbrio político, autonomia das ações, respeitando as decisões das lideranças, não podemos pautar o andamento desta casa em detrimento de Executivo. Não está deliberando confronto”, disse o vereador. 
 
O requerimento também  foi assinado pelos vereadores Enzo Samuel (PCdoB), Gustavo de Carvalho (PEN), Gustavo Gaioso (PIC), Venancio Cardoso (PP), Cida Santiago (PHS), Deolindo Moura (PT), Teresa Britto (PP), Jeová Alencar (PSDB), Fábio Dourado (PEN), Luiz André (PSL), Lázaro Carvalho (PPS), Major Paulo Roberto (SD), Zé Nito (PMDB), Joaquim do Arroz (PRP), Caio Bucar (PSD), Neto do Angelim (PSDC), Joaninha (PSDB).
 

Carlienne Carpaso
Com informações do Notícia da Manhã 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais