Cidadeverde.com
Política

Antes de viagem, W.Dias faz lista de queixas; VEJA

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
 
 
Em reunião na noite desta segunda-feira (20), o governador Wellington Dias falou a todos os seus secretários sobre sua ausência nos próximos dias, assim como do vice-governador Wilson Martins, por conta da viagem a Europa. Ele deixou recomendações ao governador interino, Themístocles Filho, presidente da Assembléia, e fez queixas e cobranças aos seus secretários. Coisas que ele não falou em entrevista, mas você lê com exclusividade no Cidadeverde.com.
 
No notebook de Dias, todo o roteiro da reunião estava em um arquivo de computador. A foto em alta resolução e ampliada mostra parte das cobranças a serem feitas a cada gestor. Logo no início se vê outra pauta para a reunião: orientações sobre o pós-eleição, que ele não comentou nas entrevistas. Em seguida, as ações prioritárias na capital: Metrô, Verdão e Albertão estão entre as principais emergências.
 
 
 
O esporte e lazer acabou sendo o mais cobrado. Wellington Dias quer que a Fundação de Esportes do Piauí - Fundespi - agilize a conclusão da reforma do estádio Albertão "com bom acabamento nas áreas principais, cabines, recepção, túnel, banheiros, lanchonetes, etc" e ainda quer "marcar jogos especiais, incluindo seleção brasileira". Além disso, cobrou a reforma do ginásio Verdão, incluindo sua acústica, antes do inverno, e frisou o problema das goteiras no teto.
 
Antes de tudo isso, encabeça a lista de prioridades da capital o Metrô. Wellington cobrou a conclusão da obra, compra de novo trem, a limpeza da parte antiga ao longo do trecho, e o projeto de expansão da linha para Altos e o Maranhão. O governador quer ainda que os Centros Sociais Urbanos - CSUs - sejam restaurados com urgência, assim como o parque Potycabana. A secretaria de Educação deve dar novo design às escolas, com quadras, praças e arborização.
 
Chama a atenção na lista o pedido ao secretário de Saúde, Assis Carvalho, para elaboração do programa preventivo e de ação em relação ao suicídio, cujos casos continuam crescentes na capital e todo o Estado. Para as outras pastas, destaque para agilização nos recursos do combate à fome. Aliás, uma das palavras que mais aparecem no documento é "agilizar".
 
De olho no turismo
E o governador mostra que está atento a tudo que o cerca. De volta de solenidades e visita a obras no litoral, Wellington pediu que o Departamento de Estradas e Rodagem - DER - acabe com os buracos da rodovia que liga Parnaíba à Praia de Pedra do Sal. Ainda no litoral, ele recomenda reformas e restaurações em escolas de Parnaíba, quer que reuniões sejam agendadas para se discutir a reurbanização da Lagoa do Portinho.
 
No turismo, Wellington quis saber se é possível redirecionar recursos do Prodetur para priorizar projetos em Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato, em especial para o Aeroporto Internacional e Centro de Convenções do último citado. A preocupação se dá com a confirmação do Encontro Internacional de Arqueologia, que será na cidade da Serra da Capivara, em 2009.
 
Yala Sena (flash do Palácio de Karnak)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Tags:
Imprimir