Cidadeverde.com

Consultório na Rua realiza quase 1000 atendimentos em 2017

Imprimir

Um total de 947 atendimentos individuais foram realizados este ano pelo Consultório na Rua, equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) especializada em assistência aos moradores de rua. São 480 pessoas cadastradas atualmente no serviço.

 Dentre os atendimentos individuais, 625 foram realizados com homens e 322 com mulheres. A faixa etária com maior número de atendimentos foi a de 35 a 39 anos, totalizando 242. Foram feitos ainda 94 procedimentos de saúde, que incluem busca ativa, curativos, testes rápidos e administração de medicamentos.
 

Segundo a enfermeira Marina Leite, o trabalho do Consultório na Rua passou por melhorias este ano graças à aquisição de um telefone dedicado ao serviço. “O número possibilitou que instituições e serviços pudessem entrar em contato com a equipe mais rapidamente, bem como os usuários a ligar a cobrar caso haja necessidade de atendimento”, conta a enfermeira. O telefone do Consultório é o (86) 99421-5752.
 
Teresina co1nta atualmente com uma equipe Consultório na Rua, em acordo com a estratégia do Ministério da Saúde que leva em conta o número populacional de um consultório a cada mil moradores de rua. Semanalmente é feito um mapeamento dos principais pontos da cidade com pessoas em situação de rua e a equipe itinerante (formada por uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social, dois técnicos de enfermagem e três agentes sociais), visita estes locais.
 
“Primeiro nós temos que fortalecer o vínculo com o usuário para depois fazer a abordagem”, explica Marina Leite. A equipe conversa com o usuário para saber quais são suas possíveis demandas e a partir delas fazer os encaminhamentos, tanto para os setores de urgência como para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles realizam ainda atendimentos individuais, atividades educativas em saúde e distribuição de insumos para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
 
Segundo a enfermeira, para ter acesso ao serviço de saúde, o morador de rua não precisa de documentação, apenas seu cartão Sistema Único de Saúde (SUS). Isso graças à portaria 940 de 2014, que determinou que para fazer o cartão SUS é preciso apenas o nome da mãe, nome completo e data de nascimento. “Este é um direito de qualquer usuário, que pode ser atendido em qualquer serviço somente com esses dados, e que facilitou muito o nosso serviço”, diz Marina Leite.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais