Cidadeverde.com

Projeto Sacolinha do Saber estimula leitura entre alunos

Imprimir

De tanto as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Hardi Filho, localizado na Vila Mariana, levarem livros infantis para ler em casa, o exercício virou hábito e os alunos se apaixonaram pelo projeto de Leitura Sacolinha do Saber. Hoje (13), pais e alunos participaram de um momento festivo para o encerramento do projeto neste ano.

Cada turma realizou uma apresentação relacionada a uma obra diferente do poeta e cantor Vinícius de Moraes. Os poemas mais populares como “O girassol” e “As borboletas” foram utilizados para mostrar as habilidades das crianças com a leitura, estimulando também criatividade e valorização da cultura. A série de apresentações contou até com a performance de uma pequena “Garota de Ipanema”, retratando uma das mais famosas composições de Vinícius e Tom Jobim.

A diretora Vandalúcia Carvalho conta que a ideia é eleger todos os anos uma personalidade da cultura brasileira para consolidar o trabalho de leitura realizado em sala de aula. “São alunos de 5 e 6 anos de idade, em processo de alfabetização, que levam toda semana um livro diferente para casa. A leitura geralmente é compartilhada com os pais, e na semana seguinte eles trazem um recorte do que entenderam da história. Nas últimas semanas lemos muito sobre Vinícius de Moraes, assim preparamos algo divertido, onde as crianças se envolveram de verdade”, destacou.

Para a professora Socorro Oliveira, das turmas de 1º ano, o projeto de leitura ajudou muito no processo de ensino-aprendizagem este ano, e a proposta é ampliar em 2018. “É algo que abre um leque de possibilidades. As crianças passaram a gostar de ler, trocam dicas com os colegas, reconhecem autores, recontam as histórias, esse é um ganho imensurável para a vida acadêmica deles”, concluiu.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: sacolinha