Cidadeverde.com

Distribuição de água em Teresina será regularizada até 2018, diz diretor

Imprimir

O diretor-presidente das Águas de Teresina, Italo Joffily, informou que até o final de 2018 será regularizada a distribuição de água em toda a zona urbana de Teresina, sendo que um dos maiores obstáculos para o próximo ano é de combater as ligações clandestinas. Ele destacou que, atualmente, foi constatado que uma ligação clandestina chega a consumir cinco vezes a mais que uma casa com sistema regularizado.

“Mas nas margens da cidade nós temos, especificamente, um problema de invasões versus áreas regularizadas. As invasões têm as ligações clandestinas que sangram o sistema, pois quem não paga a conta, normalmente, consume cinco vezes a mais água”, comentou o diretor, destacando que haverá uma maior formalização dos usuários.  

Sobre o aumento da tarifa, o diretor esclareceu em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quinta-feira (14), que não houve um pedido de aumento da tarifa de água, mas de correção no valor. 


O diretor-presidente das Águas de Teresina, Italo Joffily (Foto: Wilsont Filho)

Italo Joffily explicou que um documento do Comitê de Projetos, que regulariza a água na capital, dispõe que o aumento da tarifa ocorra de maneira precisa e que atenta das regras do contrato. “Não estamos pedindo que seja adiando a tarifa de julho de 2018 para janeiro de 2018; e sim que seja corrigido o de julho de 2017 para agora”, destacou.
 
O diretor relatou ainda que poderá haver uma correção da tarifa de esgoto, já previsto no edital. “Existe em Teresina uma regra de paridade de tarifa de água e de esgoto, a de esgoto é 50% a da água. Para cada R$ 1 real de serviço para entrega de água, para quem tem esgoto, cobra-se R$0,50. Essa paridade está fora do razoável porque coletar, afastar e tratar esgoto é mais caro que entregar água limpa e potável na casa das pessoas. Haveria uma correção da paridade. No edital internacional, o Governo do Estado e suas secretarias, disseram que haveria uma correção nessa paridade e a tarifa de esgoto aumentaria a partir de 2016; só vai pagar quem tiver esgoto”, acrescentou o diretor. 

Italo Joffily também concedeu entrevista ao Cidade Verde Notícias. Confira abaixo: 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais