Cidadeverde.com

PSOL terá candidatura ao governo e quer aliança com esquerda

Imprimir

Já está decidido que o PSOL irá ter um candidato ao governo em 2018. O ex-presidente do diretório regional do partido no Piauí, Maklandel Aquino, diz que o nome ainda não está definido. Maklandel esclareceu ao Cidadeverde.com nesta quarta-feira (17) que a estratégia provável é que ele saia como candidato a deputado federal e o que o ex-deputado federal Jesus Rodrigues seja candidato ao Senado.

"É fato que a gente vai lançar candidato a governador, mas ainda não está definido. Há uma disposição de que eu não deveria disputar o governo, e sim sair como deputado federal, para reforçar a candidatura e o partido no que diz respeito a cláusula de barreira”, esclarece.

No entanto, também diz que não está descartada sua candidatura ao governo. No caso de o presidente do PSOL concorrer ao governo ou à Câmara, Jesus Rodrigues, - que estava cotado para concorrer a deputado -, deve se candidatar ao Senado. “Boa parte da militância, a maioria dela, tem o entendimento de que o Jesus Rodrigues deve concorrer ao Senado”.

Não há a definição de uma data para apresentação de um nome, porque o partido diz estar preocupado agora com a construção de um programa de governo. “Essa é a nossa preocupação, mais do que simplesmente apresentar nomes, que é seguir construindo um programa com a participação da sociedade civil organizada. Depois é que vamos começar a discutir os nomes. O mais interessante é a discussão programática, o debate”, ressalta.

O PSOL vai buscar apoio de outros partidos para formação de uma chapa, como o PCB, para compor uma frente de esquerda socialista. De acordo com o presidente, os anseios desses partidos são os mesmos nesse momento atual e merecem estar juntos, portanto. 

“A gente acredita que há uma disposição por parte deles de fazer essa frente. Isso em relação ao retrocesso que estamos vendo quanto aos direitos previdenciários, por exemplo, e outros direitos. A formação de uma unidade no campo da esquerda socialista é fundamental nesse processo atual. Eu acho que esse sentimento é geral, acredito que é”, diz o advogado.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais