Cidadeverde.com

FMS: Organizações nacionais e ex-ministro vão elaborar projeto de gestão

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, informou que a Prefeitura de Teresina junto aos órgãos de Saúde, está montado uma equipe com profissionais reconhecidos em nível nacional e internacional, para elaborar um projeto de melhoria de gestão da Saúde na capital. De acordo com Sílvio Mendes, estão sendo reunidos para trabalhar na estratégia os melhores nomes que trabalham hoje no mercado.

Silvio Mendes comentou também sobre a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que obriga planos de saúde a repassarem para o SUS um percentual financeiro referente a atendimentos dos seus segurados. Para ele, a  decisão unânime aprovada nesta quarta-feira (7) é mais do que justa. 

Sobre a Saúde no município, Sílvio Mendes acrescentou que o ex-ministro da Saúde, Agenor Alvares, está compondo essa equipe, além de integrantes da Organização Panamericana de Saúde e da A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nesta quinta-feira o prefeito Firmino Filho (PSDB) se reuniu com a equipe e o ex-ministro para tratar sobre o projeto.

“Vamos avaliar o que de bom foi feito, o que precisa melhorar, corrigir. É um projeto de longo prazo, isso não tem um produto terminado porque é dinâmico, é presente o tempo todo. A gente busca com isso melhor qualidade de oferta e assistência na cidade [...] Esse pessoal é o que de melhor tem no país, tanto a Organização Pan-americana de Saúde quanto a Fio Cruz, e o ex-ministro que gosta da Cidade e tem uma visão ampla de saúde no Brasil, eles podem ajudar”, falou. 

Nesta quinta-feira (8) em entrevista ao Jornal do Piauí, Silvio Mendes, ele explicou como se dará esse repasse: “Qualquer pessoa é atendido no setor público de saúde, e deve ser, por exemplo no HUT, e agora o sistema público vai identificar quem tem plano de saúde para poder pagar essa conta para que sobre mais para o quem não tem plano. Então é uma questão justa l, soube que foi por unanimidade, era uma luta e reivindicação antiga, mas havia uma pressão muito forte dos planos de saúde, que têm muito dinheiro e bons advogados e ontem o Supremo pôs fim a essa disputa e vem em boa hora”, declarou.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais