Cidadeverde.com

Alepi agiliza formação de comissões para aprovar viagem do governador

Imprimir

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), acredita que até a próxima segunda-feira (19) a Alepi eleja o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça. O consenso até agora é para que o deputado João Madison (MDB) assuma o cargo. 

As informações de bastidores dão conta de que está havendo toda uma articulação mais ágil, do que o de costume, para que os nomes das Comissões na Casa sejam logo eleitos. Isso porque o governador Wellington Dias (PT) está de viagem marcada para o exterior na próxima quarta-feira e há um esforço da base aliada para a formação, já que a viagem depende de aprovação na Alepi. 

“Todo projeto só pode ser analisado e voltado depois de passar nas comissões técnicas. Eu acredito que até segunda-feira a Comissão de Constituição e Justiça vá eleger seu presidente”, confirma o presidente sobre a necessidade de eleição dos nomes. 

Evaldo Gomes (PTC) é o atual presidente da CCJ e o parlamentar explica que ele deixará o cargo, porque todos os anos os partidos são obrigados a indicar os líderes partidários. “E pela proporção de cada bancada ou bloco é que são indicados os participantes das comissões técnicas”. 

De acordo com o deputado João Madison (MDB) não há desentendimentos entre os partidos para a aprovação dos nomes conforme cada bloco. Ele garante que está tudo sendo formulado e respeitando os critérios exigidos pela legislação. 

“Não tem disputa, está tudo sobre controle. Nós sempre respeitamos aqui nesta Casa a proporcionalidade. Vai haver a proporcionalidade e a indicação sempre é a do maior partido, então o MDB é o maior e nós temos que respeitar também a minoria. Sabemos que essa Casa é de consenso e de diálogo”, ressaltou.

Pesquisa eleitorais

As pesquisas eleitorais foi outro tema comentado por Themístocles. Ele observou que pesquisa não define eleição. Diferente de representantes de partidos da base aliada do governo Wellington Dias (PT), Themístocles considera que a realização de pesquisas é importante, mas que não garante igual resultado no pleito. 

“Pesquisa importa mais se ganhasse eleição, o Mão Santa teria sido eleito governador e não teria sido eleito prefeito de Parnaíba. Por aí você também pode citar vários exemplos de eleições em estados e do governo federal. Pesquisa é o resultado de um momento. Se ela decidisse eleição, pra quer o povo votar? Pesquisa orienta, é importante, mas a validade de uma pesquisa é no máximo de seis a sete dias. Se pesquisa fosse o resultado da eleição que vai acontecer hoje, o Dr. Pessoa era eleito Senador da República hoje”, concluiu.


 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais