Cidadeverde.com

Vídeo: Setut alerta passageiros e motoristas sobre novas estações

Imprimir

Assessora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte Uranos e Passageiros de Teresina (Setut), Mirian Aguiar, esclareceu alguns detalhes importantes sobre a chegada e saída de ônibus nas novas paradas (as estações nos corredores exclusivos). Ela também alertou para alguns cuidados que os motoristas dos ônibus e os passageiros precisam ter no espaço para evitar acidentes (vídeo acima).

Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quinta-feira (1º), a assessora esclareceu que o ônibus ao se aproximar das estações, o motorista precisa estar com uma velocidade baixa por causa do pequeno desnível, para ter um encaixe exato com a plataforma, e não atingir o teto da estação. 

“O ônibus vem na faixa exclusiva dele e precisa subir essa pista elevada porque o ônibus precisa parar em linha reta na plataforma, na altura da plataforma, para haver o embarque de desembarque do passageiro. A própria distância em que o ônibus tem que entrar (na estação) não pode ser grande porque o passo que o passageiro vai dar fica com o risco de cair no buraco. O ônibus tem que ter uma aproximação muito correta, precisa, dessa plataforma para o passageiro fazer o embarque/desembarque”, explicou. 

Outra preocupação, que já está sendo solucionada, são os tachões grandes nas proximidades da estação de ônibus.

“O desnível que existe entre a faixa do ônibus e as demais pistas, essa diferença permite que o motorista do ônibus tenha um balizamento para poder, dentro daquele alinhamento, porque se não teria o risco de tombamento do ônibus, dele sair espaço. É referencial balizador para o motorista”. 

Sobre a travessia de pedestres, a assessora alertou que eles só poderão fazer a travessia nos locais permitidos para evitar acidentes. Em algumas cidades possuem um “gradinho”, que seria um corredor com grades, para ajudar na travessia. 

“Às vezes, a pessoa apressada, desce do ônibus, pula no meio do corredor e por algum motivo atravessa fora da faixa, e se expõe a um risco de ser atropelada”, relatou à assessora. Questionada sobre a implementação desses “gradinhos”, Mirian Aguiar afirmou que não sabe se terão nas estações em Teresina. “Os motoristas precisam trabalhar com uma atenção redobrada se não tiver o ‘gradinho’”. 

Ela ressaltou que não cabe ao Setut fazer qualquer intervenção em via pública, pois a responsabilidade é do gestor de trânsito local. 

Sobre o funcionamento desse novo sistema, a assessora técnica comentou que as operadoras das zonas Leste e Sudeste em março estarão totalmente prontos com a frota necessária para circular em Teresina, com uma rede integrada, com dois terminais de integração cada.  As concessionárias das demais regiões aguardam a finalização dos terminais.  Também neste mês de março haverá a totalização dos ônibus aptos (com 5 portas) para o transporte de passageiros. 

A entrevista completa disponível no vídeo acima e no aplicativo CVPlay, disponível nas lojas virtuais. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais