Cidadeverde.com

PF deflagra operação para prender suspeitos de assalto à Caixa de Timon

Imprimir

Fotos: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Delegados Humaitan Oliveira (PC-MA), Larissa Magalhães (PF-PI) e Willame Moraes (PC-PI)

Atualizada às 12:29

Um homem ligado a uma organização criminosa suspeita de roubos a agências bancárias no Piauí e Maranhão foi preso durante a última fase de investigação da operação Metalon, deflagrada pela Polícia Federal, no Piauí. Oito integrantes do grupo criminoso foram presos anteriormente e quatro são considerados foragidos. 

"A polícia cumpria mandado na casa desse suspeito que tem relação com o grupo criminoso. No local apreendemos um veículo que possivelmente é de um dos integrantes da organização. Não encontramos material relacionado a roubos a bancos. Contudo, no celular dele encontramos imagens de uma festa regada a cocaína.  As pessoas que aparecem inclusive estavam com o corpo coberto de droga. A festa seria patrocinada por esse suspeito que foi autuado por tráfico", explica a delegada Larissa Magalhães, da  Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (Delepat).

A prisão foi efetuada na Vila Bandeirantes, na zona Leste da Capital. 

O nome da operação é em alusão ao material utilizado pela quadrilha, um tipo de artefato caseiro, considerado novo no Piauí. 

"Eles fabricam uma caixa metálica com pólvora confinada e usam para fazer a explosão, inclusive, repassam para outras organizações criminosas. Esse tipo de artefato chegou ao Piauí há dois anos e tem poder de destruição maior que os explosivos roubados em pedreiras, por exemplo", explica a delegada. 

A operação da PF ocorreu em parceria com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e Delegacia Regional de Timon.Os líderes foram apontados como dois homens de Minas Gerais, sendo que um está foragido. 

Aos suspeitos são atribuídas ações criminosas aos bancos nas cidades de Teresina, Jerumenha e Marcos Parente, ambos no Piauí, além de Timon, Parnarama e Codó, no Maranhão. 

"Um dos suspeitos de nome Derlean foi preso no ano passado e estava usando o anel do gerente  do Bradesco de Parnarama", disse Humaitan Oliveira, delegado regional de Timon. 

Os oito mandados de prisão pelas explosões na Caixa Econômica de Timon e Teresina, devem ser cumpridos ainda nesta quinta-feira (14).

Fotos: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Delegada Larissa Magalhães

Matéria original

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quinta-feira(15) em Teresina e Timon com o objetivo de cumprir nove mandados de busca e apreensão e doze de prisão preventiva. Uma pessoa foi presa em flagrante durante as buscas. 

De acordo com a delegada Larissa Magalhães, os mandados de prisão ainda serão cumpridos. 

Estão envolvidos na operação a Polícia Federal e a Polícia Civil do Maranhão, que é relacionada ao assalto à agência da Caixa Econômica Federal no dia 28 de agosto no ano passado. No crime, um mendigo que dormia no local e teve sua cabeça esmagada.

Detalhes da operação, denominada Metalon, serão dados às 10h30 numa coletiva de imprensa na sede da PF. 


Nota à imprensa

A Polícia Federal no Piauí, juntamente com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) da Polícia Civil/PI e apoio da Polícia Civil de Timon/MA, deflagraram na manhã de hoje (15/03/2018) a Operação Metalon com o objetivo de investigar grupo especializado em ações criminosas contra instituições financeiras nos Estados do Piauí e Maranhão, além da produção e fornecimento de explosivos para outros grupos.

A ação de hoje contou com a participação de 26 policiais federais e 18 policiais civis dos dois estados e resultou no cumprimento de 09 (nove) mandados de busca e apreensão em Teresina/PI e Timon/MA. Foram ainda expedidos 12 (doze) mandados de prisão preventiva, sendo que parte do grupo já encontrase preso por conta de outros delitos.

O nome da operação faz alusão aos artefatos metálicos utilizados para o confinamento das substâncias explosivas.

Será concedida entrevista coletiva às 11h de hoje (15/03) na Superintendência Regional da Polícia Federal onde serão apresentados maiores detalhes sobre as investigações.

Teresina/PI, 15 de março de 2018

 

 

 

Caroline Oliveira e Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais