Cidadeverde.com

Orquestra Sinfônica de Teresina completa 25 anos e lança novidades

Imprimir

A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) realizou na noite de ontem (15), no Palácio da Música, um Concerto de Abertura da Temporada 2018 para a imprensa, autoridades e convidados ligados à cultura. Na oportunidade foram lançadas as novidades para este ano, em que a OST comemora seus 25 anos de história: a nova revista (com informações da Temporada 2017), o novo site (www.sinfonicadeteresina.com), a nova logo e o selo comemorativo dos 25 anos. O prefeito Firmino Filho, o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Luís Carlos Alves, e demais autoridades, estiveram presentes. 

“A Orquestra Sinfônica de Teresina foi uma semente jogada em solo fértil e que se transformou num dos maiores diamantes da nossa cidade. Os integrantes são exemplo de compromisso, disciplina, dedicação e fazem da OST uma coisa viva, pulsante na capital. E desejo vida longa à Orquestra Sinfônica”, disse Firmino.

"É num prazer receber o público na casa da Orquestra. A participação dos teresinenses é essencial para o sucesso da OST. Gratidão e viva à Orquestra Sinfônica de Teresina", afirmou Luís Carlos Alves.

A Orquestra promete uma nova temporada repleta de surpresas e de apresentações ainda mais especiais e emocionantes. No ano em que celebra os 25 anos de sua história, a OST aguarda, agora, o público: nesta sexta-feira (16) e amanhã (17) serão realizados os Concertos abertos à população, no Palácio da Música, às 19h, com entrada franca. 

E para começar a agenda já levando a boa música para o público, a cantora Myriam Eduardo foi a convidada de honra para os três dias de concertos de abertura da temporada, oportunidade em que será a solista das apresentações.

O maestro Aurélio Melo, por sua vez, não escondeu a satisfação em poder iniciar os trabalhos com a participação especial da cantora piauiense Myriam Eduardo, com quem vem se reunindo já há um bom tempo, organizando repertório, planejando arranjos, de modo a manter acesa uma das principais marcas da Orquestra: a harmonia entre o erudito e o popular.

“Nós temos procurado envolver os artistas da terra em nossas apresentações e projetos, e com a Myriam, que é do meu tempo como músico, como artista, não será diferente. Ela tem uma característica muito forte: cantar as coisas do Piauí, procurando sempre trabalhar com as composições de sua terra. Então, depois de um tempo tentando essa parceria, enfim, nós conseguimos fazer essa junção, mantendo, para o concerto de abertura, a nossa tradicional música erudita, na primeira parte da apresentação, seguindo para a segunda parte com a participação dela", pontuou o maestro.

Atualmente, morando em Brasília, no Distrito Federal, Myriam acumula longos anos de carreira, já tendo vencido festivais importantes, como o “Canta Nordeste”, organizado pela Rede Globo na década de 90, além de ter trabalhado com a banda Biquini Cavadão e com o cantor e compositor Danilo Caymmi, filho de Dorival Caymmi. Dona de uma voz marcante, que passeia entre a suavidade e a afinação impecável, é a cantora que dá vida a duas grandes preciosidades da música piauiense: “Um Violeiro, Uma Viola, Um Luar”, do compositor Cruz Neto, e o Hino de Teresina, escrito por Cineas Santos e musicado por Erisvaldo Borges. As duas canções, inclusive, estão no repertório dos concertos de abertura da temporada 2018 da OST.

“Me sinto muito honrada, especialmente, feliz, por estar ao lado de parceiros incríveis da Orquestra Sinfônica, especialmente, meu Mestre, o Maestro Aurélio Melo, que participou de praticamente todos os projetos musicais de minha vida profissional, e continua participando. A OST é para o Piauí um motivo grande de orgulho, pela grandeza de suas ações, fomentando cultura, boa música, educação e valorização de nossa gente por onde passa. Posso dizer que me sinto desafiada, porque nunca fiz nada parecido”, contou, radiante, Myriam.

Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Orquestra Sinfônica também conta com patrocínio do Conselho Nacional do SESI.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais