Cidadeverde.com

Programação da Semana Santa começa nesta sexta em Teresina

Imprimir


Imagem: Divulgação/Arquidiocese

A partir desta sexta-feira (23), tem início a programação oficial da Arquidiocese de Teresina para a Semana Santa. Estão programadas além das tradicionais missas e procissões, momentos de vigília, oração de óficios, visita a enfermos e atividades litúrgicas associadas à expressão de fé e devoção dos teresinenses. 

A Arquidiocese diz que será uma programação integrada que permitirá ao fiel vivenciar o Tríduo Pascal com muita oração. Para a Igreja Católica esse é o mais importante período do ano litúrgico e portanto, os ritos da programação são bastante valorizados. A programação oficial acontece em torno das três Igrejas do Centro de Teresina ,mas há programações paralelas em outras paróquias da cidade. 

Procissão de Bom Jesus dos Passos 
Hoje às 18h acontece no centro da capital a procissão de Bom Jesus dos Passos, com saída de duas igrejas, a Matriz Nossa Senhora do Amparo, na Praça Rio Branco, e a Paróquia de São Benedito, na Avenida Frei Serafim. Após a caminhada, as imagens e os fieis se encontram para a benção final na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça da Bandeira.

Missa de Ramos
No domingo de Ramos, 25, acontece a procissão seguida da missa de Ramos na Catedral Nossa Senhora das Dores, às 7h. A procissão sairá da praça localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Arlindo Nogueira.

Confissões
De terça a qunita-feira (27), acontecem as confissões comunitárias nas três paróquias; Catedral de Nossa Senhora das Dores, Matriz de Nossa Senhora do Amparo e Paróquia São Benedito.

Além das confissões, durante todos os dias da semana acontecem missas nas três igrejas.

Quinta-feira Santa
Na quinta (29), é o dia da Ceia do Senhor, também nas três paróquias. A programação começa com a Missa da Ceia do Senhor onde foi instituída a Eucaristia e o Sacerdócio Ministerial. Também nessa celebração é realizado o momento do lava Pés que relembra o gesto de humildade e amor de Jesus.

Sexta-feira Santa
Além do Ofício Divino, acontece a celebração da Ceia do Senhor, às 14h tem a Via Sacra na Igreja São Benedito seguida da Paixão do Senhor, às 15h. Na Igreja de Nossa Senhora das Dores a Paixão é também às 15h e na Nossa Senhora do Amparo, às 18h.

Sábado Aleluia
Mais uma vez tem o momento do Ofício pela manhã nas três igrejas do Centro. E a noite, tem a Vigília Pascal; 19h na São Benedito, 20h na Matriz e 21 na Catedral. 

Domingo de Páscoa
No Domingo de Páscoa, 1º de abril, acontece a procissão Teresina Ressuscita Com Cristo, ponto alto das celebrações de Páscoa. A concentração é no Parque Potycabana, às 16h, saindo de lá com a procissão do Senhor Ressuscitado até a Ponte Estaiada, onde às 19h será a Missa Solene da Páscoa do Senhor, finalizando a programação. 


Imagem: Divulgação/Arquidiocese


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais