Cidadeverde.com

Antiga Estação Ferroviária de Brasileira é recuperada e transformada em biblioteca

Construída em 1936, a antiga Estação Ferroviária de Brasileira – por onde a cidade começou a se desenvolver – estava desativada há décadas. O prédio, já em ruínas, foi totalmente reformado e se transformou em uma “Estação da Cultura”, com uma biblioteca aberta à comunidade. O acervo reúne obras de vários autores piauienses, resultados de doações da Academia Piauiense de Letras.

“Desde que visitamos este local pela primeira vez, sentimos a necessidade de recuperá-lo. O que estamos entregando hoje à população é um trabalho de educação patrimonial. O trem já não passa por aqui, mas agora o espaço tem uma finalidade cultural e ajuda a manter viva a lembrança de que foi aqui que a cidade começou. Aqui está um pouco da história de Brasileira e do Piauí”, disse o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, durante entrega da reforma, na última quarta-feira (21).

O espaço faz uma homenagem a Luiz Gonzaga de Carvalho, ex-funcionário da ferrovia, que cuidou do local durante muitos anos. Na entrega da obra, o filho do homenageado, Marinaldo Gonzaga, agradeceu. “Eu e minha família estamos muito felizes com essa homenagem, em respeito à memória do meu pai que tanto se dedicou a essa empresa e a essa estação. Todos que lutaram pela concretização desse sonho dividem o mesmo sentimento hoje”, afirma.

Também participaram da solenidade, o deputado estadual Wilson Brandão; a prefeita de Brasileira, Paula Amorim; secretários municipais e vereadores. “Este é um marco zero para a nossa cultura. A estação é parte da nossa história e só podemos agradecer ao secretário e ao Governo do Estado por esta obra”, finaliza a prefeita Paula Amorim.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais