Cidadeverde.com

Polícia deflagra operação em condomínio para coibir furto de energia

Imprimir

Fotos: Carlienne Carpaso/ Cidadeverde.com

Atualizada às 9h35

O gerente do departamento de medição e combate às perdas da Eletrobras Distribuição Piauí, Denis Alfredo Costa e Silva, declarou que, até o momento, duas pessoas foram conduzidas ao Greco durante a Operação Iluminare, deflagrada nesta terça-feira (17). Os técnicos e peritos teriam constatado o desvio de energia nas unidades residenciais de cada um deles, o que caracteriza furto. 

O casal foi conduzido porque o fluxo de energia para o apartamento deles passavam por fora do medidor, que não era contabilizado na conta dos respectivos clientes.

“A operação continua e já tivemos essas duas conduções. Essse crime é um prejuízo para toda a sociedade, não só para a Eletrobras e os clientes", disse Denis Alfredo. 

Ele explica que, de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018, "o furto de energia representou uma perda não técnica de R$ 516 milhões à Eletrobras, sendo que desse valor R$ 130 milhões seriam repassados ao Estado, que seria aplicado, por exemplo, em segurança, saúde, educação”. 

O gerente ressaltou que 120 equipes da Eletrobras estão diariamente fiscalizando e combatendo o furto e desvio de energia no Piauí. 

Em 2017 foram 50 conduções e, em 2018, já são 10 conduções, contando com as de hoje. 

Publicada às 9h

Uma operação para coibir o furto e o desvio de energia está sendo realizada na manhã desta terça-feira (17) em um condomínio na zona Sul de Teresina, no bairro Monte Castelo. 

A Operação “Iluminare” acontece em conjunto pelas equipes da Eletrobras e do Núcleo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). 

A Eletrobras Piauí informou ao Cidadeverde.com que “serão inspecionadas as 230 unidades consumidoras do condomínio,  sendo 223 apartamentos e mais sete medições do próprio condomínio (áreas comuns)”. 

Ao todo, são 20 profissionais da Eletrobras, envolvendo equipes de fiscalização, supervisores e coordenadores, com apoio de delegado, agentes e perito do Greco. 

O nome da Operação vem do latim e significa "colocar luz sobre, esclarecer".

Fotos: Carlienne Carpaso/ Cidadeverde.com

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais