Cidadeverde.com

Ministro libera kits de emergência para 4 mil pessoas durante reunião em Brasília

Imprimir

Fotos: Cristina Honfi

O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, garantiu nesta terça-feira (17) a liberação de kits de emergência para 4 mil pessoas que estão vivendo em abrigos, devido as chuvas no Piauí.  A reunião contou com a presença do governador Wellington Dias (PT) e do senador Ciro Nogueira (Progressista). 

No Estado, 15 cidades estão em situação de emergência com desabrigados e áreas isoladas com as chuvas. Onze deles com decretos homologados. Segundo o governo, 17 mil pessoas estão vivendo em área de risco no Piauí. 

Na reunião, o governador protocolou os pedidos de decretação de emergência do Estado, devido às fortes chuvas. Ele informou ao ministro sobre a necessidade de ações emergenciais para a recuperação da ponte  que liga os municípios de Batalha e Esperantina, na BR-222, que foi danificada interrompendo o tráfego, isolando os municípios da capital e consequentemente afetando mais de 110 mil habitantes. 

O ministro esteve nos municípios de José de Freitas e Campo Maior, no último domingo, e visitou a barragem do Bezerro,  e famílias desabrigadas. 

De acordo com Wellington Dias, o ministro tem se mostrado bastante preocupado com a situação é demonstrados os esforços para com a região.

"O ministro é muito prático e cuidou de priorizar o atendimento humanitário e já tecnicamente tratar sobre as ações necessárias", comentou.

Wellington Dias agradeceu o apoio do senador Ciro Nogueira na articulação e disse que o estado é de alerta e que os municípios e os órgãos estaduais estão unidos para as ações emergenciais. 

“Barragens como a do Bezerro em José de Freitas, Barragem do Emparedado em Campo Maior, Barragem de Pedra Redonda em Conceição do Canindé e Pedro Portela em São Raimundo Nonato. Diques em Campo Maior e Uruçuí, Parnaíba, assim como a necessidade de cuidar sobre os danos e habitações, estradas municipais e estaduais serão tratadas como emergência. Assim como fazer o atendimento humanitário das pessoas afetadas com as fortes chuvas e as cheias dos rios”, garantiu Wellington Dias.

O secretário de Defesa Civil, Raimundo Coelho, informou que o governo vai fazer o levantamento dos estragos causados pelas chuvas para ser entregue ao ministro da Integração Nacional. 

"Neste momento estamos priorizando a ajuda humanitária e em seguida iremos fazer um plano de trabalho para recuperar os danos", disse o secretário. Segundo ele, foram liberados 4 mil kits de emergência (cestas básicas, colcões, água e material de limpeza e higiene). 

O senador Ciro Nogueira agradeceu a atenção do ministério da Integração ao problema das enchentes no Piauí. Ele recebeu do secretário a garantia de ajuda federal para a conclusão das obras em barragens do estado. Ciro também informou que buscará intermediar junto ao ministério das Cidades e à Caixa Econômica a construção de novas casas para as famílias tiveram suas residências destruídas.

“É hora de somar esforços e ajudar quem mais precisa. As enchentes têm desabrigado várias famílias no nosso estado e precisamos agir rapidamente para garantir que o Piauí não sofra ainda mais”, afirmou o senador.

Além do senador e do governador Wellington Dias, participaram da reunião o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, o coordenador estadual do DNOCS, Djalma Policarpo, o secretário estadual da Defesa Civil, Raimundo Coelho, o diretor de Defesa Civil, Vitorino Tavares, os deputados estaduais Hélio Isaías e Fernando Monteiro, o diretor geral do  Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, e o analista de infraestrutura do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) Gunter Assis.

 

Flash Yala Sena (Com informações da Ccom)

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais