Cidadeverde.com

Sindicato aciona MP após denúncias de contratações irregulares no HGV e MDER

Imprimir

O Sindicato dos Servidores da Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) acionou esta semana o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) acerca de possível seleção de Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, de forma irregular, no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e outros hospitais da rede pública estadual. 

Segundo Geane Sousa, diretora do SINDESPI, tudo começou com informação de que uma funcionária do HGV soube da seleção e avisou amigos e parentes. “A funcionária soube que estavam recebendo currículos e resolveu avisar a parentes. A informação se espalhou e nós fomos investigar. Primeiro ligamos no hospital, sem nos identificar, e nos confirmaram que estavam recebendo. Depois a presidente do sindicato, Conceição Coutinho, foi pessoalmente e também sem se identificar, perguntou se estavam recebendo currículos e novamente afirmaram que sim”, relata.

Ainda de acordo com o SINDESPI, os funcionários que estavam recebendo os currículos disseram que a contratação deveria ser feita apenas por análise de currículo e que eles receberiam até essa última sexta-feira (27). “Eles só deixaram de receber os currículos, após a diretora do Sindicat se identificar e questionar a prática. E afirmaram que estavam recebendo, mas avisando que não havia garantias de que seriam contratados.”, informa Geane Sousa, diretora do SINDESPI.

O sindicato teria recebido ainda denúncias de que esse tipo de prática não ocorre somente no Hospital Getúlio Vargas. “Nós temos denúncias que isso também tem ocorrido no Hospital Infantil e na Maternidade Dona Evangelina Rosa. O que nos deixa indignados, uma vez que tal prática dá a entender que o Estado tem verba para fazer contratos precários, porém, não realiza concursos públicos para contratação de efetivos. Por isso acionamos o Ministério Público do Piauí para que seja feita uma investigação.”, argumenta Geane Sousa.

A assessoria do Hospital Getúlio Vargas informou Cidadeverde.com que tudo isso foi decorrente de uma notícia falsa divulgada em redes sociais e que, inclusive, a administração fixou cartazes na porta do HGV avisando que não estava recebendo currículos.

Já a assessoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa afirma que as denúncias feitas à maternidade não tem procedência. 

"Enfatizamos que as últimas contratações desses profissionais ocorreram no ano de 2017 em processo seletivo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde ( SESAPI) onde foram aprovados 174 profissionais incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem", disse a maternidade.

Karla Danielle (especial)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais