Cidadeverde.com
Viver Bem

Você está acima do peso e gostaria de praticar CrossFit... E agora?

Imprimir

Nos últimos tempos tenho notado um grande número de pessoas que se julgam “acima do peso” ou até mesmo “obesas”, que dizem pra si “quero treinar CrossFit”, porém se recusam a iniciar seus treinos de CrossFit por acharem que não estão no ‘peso ideal’ para começar. Além dessa mentalidade ser um pouco contraditória – afinal, se você não começar, nunca estará no “peso ideal” -, ela surge de um conceito totalmente errado sobre CrossFit e várias outras atividades físicas em geral. Quando você começa a treinar CrossFit, logo percebe que todo o mundo na academia têm suas próprias metas. Você vai encontrar pessoas que querem aumentar o rendimento em outros esportes e pessoas que estão ali apenas para manter a forma com uma atividade intensa e divertida.

E você também vai encontrar, na maioria das vezes, pessoas acima do peso que estão ali para emagrecer. O CrossFit tem se provado uma das melhores atividades físicas para emagrecer com saúde, adquirir definição muscular e condicionamento físico. Um estudo realizado pela Kennesaw State University sugeriu que um treino de 20 minutos pode queimar até 261 calorias, isso significa que uma aula de CrossFit pode queimar até 1000 calorias. Isso significa quase 70 calorias a mais do que uma corrida em velocidade moderada. E 230 calorias a mais do que ficar sentado no sofá assistindo TV. Por isso não cometa o erro de achar que você está fora do padrão para treinar Crossfit ou qualquer outra atividade. Uma grande parte das pessoas que estão ali treinando tem o mesmo objetivo que você e, se você não viu ninguém acima do peso, pode ser um sinal de que a atividade esteja funcionando muito bem.

Apesar de um exercício físico de alta intensidade como o CrossFit ser de extrema importância para a perda de peso, é importante lembrar que apenas se exercitar não é o suficiente. Segundo o próprio criador do CrossFit, Greg Glassman: “Nutrição e exercícios são as lãminas da mesma faca quando o assunto é desenvolver o fitness e obter melhor qualidade de vida”. Uma dieta balanceada com foco numa maior ingestão de proteínas e gorduras de boa qualidade e menor ingestão de açúcares é essencial para que você emagreça com saúde. Para se ter uma ideia da importância da alimentação, ela é a base da “Pirâmide do Fitness”, que é a principal referência que os praticantes e coachs de CrossFit usam na elaboração dos treinos. Como já disse no início do artigo, não existe um “peso ideal” para começar a treinar CrossFit. A internet está cheia de depoímentos de pessoas que conseguiram emagrecer com saúde e desenvolver um condicionamento físico invejável apenas aliando os treinos com uma alimentação saudável.

A americana Mason Shupe, por exemplo, disse em uma entrevista que conseguiu perder 57 quilos em menos de um ano apenas participando dos treinos em sua box de CrossFit e levando uma alimentação mais saudável. Segundo ela “é impossível ignorar a alimentação quando o assunto é emagrecer de forma saudável e consistente”. A não ser que você viva em uma caverna no Tibet ou no meio do deserto do Atacama, eu tenho certeza que existe uma academia perto de onde você mora. Portanto minha sugestão é que você faça um treino hoje mesmo e descubra por que o CrossFit é a atividade física que mais cresce no mundo atualmente.


Fonte: CrossFit High Pulse

Imprimir