Cidadeverde.com

Feminicídio: 90 sapatos vermelhos são espalhados em escadarias de igreja

Imprimir

Fotos: Cláudio Barros

Nesta segunda-feira (28), em ato simbólico, 90 pares de sapatos foram colocados nas escadarias da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, para representar o número de feminicídios ocorridos no estado desde 2015.

A ação acontece para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído como o dia 27 de maio (ontem) através de lei sancionada pelo governo do Estado este ano. De 10 de março de 2015 até 17 de junho de 2018, foram registrados 90 casos por todo o Estado. Os dados são do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança do estado, atualizado em 24 de maio. 

De acordo com a delegada Eugênia Vila, diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança do Piauí, a atividade é uma forma de chamar a atenção para o fato de que mulheres morrem porque são mulheres. “Temos que alertar que nós mulheres estamos sendo mortas por sermos mulheres". 
 
A diretora explica que os sapatos vermelhos são uma simbologia do feminicídio em muitos países. “Os sapatos vermelhos acabaram se tornando um símbolo desse tipo de ação, porque é muito comum ver nas cenas de crime, os sapatos espalhados das mulheres mortas. Então ele pintado de vermelho é utilizado em muitos outros países para lembrar das mortes por feminicídio”, conta.

A ideia dos sapatos na Igreja São Benedito é inspirada na lua do coletivo argentino Ni Una Menos (Nenhuma a Menos), que luta contra os feminicídios. 


 
 
Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais