Cidadeverde.com

Hospital Infantil: mãe denuncia que filha não se alimenta mais por falta de exames

Imprimir

O vídeo foi gravado na quarta-feira pela própria mãe da criança. A menina de cinco anos tem Síndrome de Crouzon, uma doença genética que no caso dela trouxe problemas desde o nascimento. Além de fragilidade nos ossos, a menina sofre de cardiopatia congênita e estenose no esôfago que é um estreitamento do órgão que impede que ela engula normalmente os alimentos e até a saliva.

A mãe da criança explica que ela já está internada no Hospital Infantil há dois meses e encontra dificuldades para o tratamento da filha. A gente internou ela em março e ela veio com vômitos e desidratação. A médica solicitou uma endoscopia com dilatação por conta do problema grave que ela tem no esôfago e nunca saiu.  A diretoria do hospital diz que fica impossível de fazer porquê a Sesapi não tem repassado o pagamento para a empresa terceirizada que faz o exame", explica Manusa.

A mãe diz que a filha precisa mensalmente fazer essa dilatação no esôfago para amenizar os engasgos. Segundo a mãe da criança, além dela, outros pacientes também enfrentam problemas com os tratamentos, principalmente com a realização de exames. De acordo com ela a direção do hospital informa sempre que as clínicas não realizam o atendimento por falta de pagamento. Esta não é a primeira vez que Manusa precisa pedir a ajuda das autoridades para garantir atendimento para a filha.

"Ela teve que fazer um exame para diagnosticar hipoglicemias que estavam acontecendo pois os exames eram caros e o hospital não tinha condições de pagar. Fui até o Ministério Público e graças a eles conseguimos fazer e diagnosticar a doença", completa.

Foto: Cidadeverde.com

Vendo o sofrimento da filha sobre uma cama de hospital e sem saber a quem recorrer, a mãe desabafa. "Ela era uma criança super ativa, apesar de todos os problemas que ela tem, mas hoje minha filha não se levanta mais, já perdeu 3 kg e vomita diariamente e infelizmente eu vejo ela se definhando no leito. Sendo que ela tem um diagnóstico e é só tratar. Eu quero que as pessoas me deem uma resposta, mas uma resposta com uma solução porquê temo pelo pior", desabafa a mãe.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o diretor-geral do hospital Vinícius Pontes, admitiu o atraso nos repasses à clínica, mas afirmou que após reunião com a secretaria, dará uma solução rápida para o impasse. Segundo ele, a situação financeira do Estado teria causado os atrasos no repasse.

"Para a realização de exames nós temos contratos com clínicas particulares e em alguns momentos, por conta de problemas financeiros no Estado, que é de conhecimento de todos, alguns atrasos acontecem no pagamento e esses exames ou sou bloqueados ou são diminuídos, mas hoje conseguimos autorização de pagamentos de exames endoscópicos", pontuou.

Segundo o gestor, os exames não podem ser realizados no Hospital Infantil por questões de sanidade ou estrutura do hospital que já foi alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária que suspendeu a realização deste tipo de procedimento. "Já foi autorizado hoje pela Sesapi o pagamento dessa empresa e acreditamos que dentro de uma semana essa situação será sanada", concluiu.

Em média se gastam R$ 25 mil com exames endoscópicos e em torno de R$ 100 mil com exames laboratoriais  mensalmente. Segundo o secretário é necessário aguardar a liberação do valor pela SEFAZ. 

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais