Cidadeverde.com

Grêmios Estudantis retornam às escolas estaduais

Imprimir

Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar sua capacidade de atuação, com responsabilidade e compromisso, colaborando com o estado para uma educação de qualidade. 

A Supervisão de Grêmios Estudantis (Sugres) da Secretaria de Estado da Sducação (Seduc) está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios estudantis nas escolas da rede estadual, o que já está ocorrendo em Coivaras, São João do Piauí, Teresina e outros municípios.

Segundo o supervisor da Sugres, Hedson Barata, são 110 grêmios ativos e 70 sendo reativados nas escolas estaduais. "O projeto visa estimular o aluno a cuidar em todos os sentidos da escola e a se comprometer com a educação. Em agosto de 2017, realizamos o primeiro encontro estadual dos grêmios e agora estamos indo para o interior. Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo", revela Barata.

Ele explica que começou um trabalho visitando, ligando, conhecendo as escolas e sabendo da existência ou não do grêmio, bem como informando da importância do mesmo para um bom desenvolvimento da educação. Com isso, iniciou-se a reativação dos grêmios da capital e interior apresentando a sua importância, como se cria um grêmio, suas funções e obrigações.

Foi realizado, ainda, um relatório das visitas feitas em 42 escolas de Teresina e do interior que constataram que existem 25 escolas com grêmios ativos e 22 escolas com grêmios sendo reativados em Teresina. Já no interior, são 85 escolas com grêmios ativos e 58 escolas com grêmios em reativação.

De acordo ainda com o relatório, foi constatado que o trabalho realizado com palestras, visitas, divulgação do trabalho do grêmio em cada escola com os grêmios ativos, os alunos têm uma nova visão e maneira de se comportar. Adquiriram mais responsabilidades, empenho em aprender e ter vontade de estar na escola, auxiliando os gestores e coordenadores pedagógicos, dando ideias de projetos sociais dentro e fora da escola, fazendo mutirão para ajudar na limpeza ou arrumar a escola, dentre outras atividades.

Durante o trabalho, foi confeccionada a cartilha “Construa o Grêmio Estudantil em sua escola”, que inicia com as eleições dos grêmios, convidando as escolas para formação sobre a forma de recriar os grêmios estudantis. ”Fizemos a formação em escolas de Teresina, explicando tudo, depois fomos pro interior realizar essa formação. Quando começamos, eram apenas 20 grêmios, e no final do ano, tínhamos mais de 70 grêmios formados”, conta.

A supervisão criou contas de e-mail, Facebook e WhatsApp, e conseguiu na Seduc o apoio para a realização de um encontro com os grêmios, que contou com a participação de 50 grêmios. A cartilha chegou em todos os municípios e um próximo encontro já está sendo marcado com a perspectiva de mais de 150 grêmios participarem.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais