Cidadeverde.com

Piauí vai abrir mais de 3 mil vagas em unidades prisionais e terá 1º presídio de segurança máxima

Por Yala Sena

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O secretário Estadual de Justiça, coronel Carlos Augusto, informou nesta terça-feira (30) que o Piauí vai abrir mais de 3 mil vagas em presídios do estado. Um dos maiores investimentos do governo é a construção do primeiro presídio de segurança máxima que terá 307 vagas e será inaugurado em novembro.

“Vamos ter o primeiro presídio de segurança máxima para abrigar os presos mais perigosos e ter a classificação dos presos em médio e alto risco”, disse o secretário. O presídio está sendo construído no município de Buriti dos Lopes. 

Nos últimos anos, a Secretaria de Segurança tem aumentando as prisões devido às operações, principalmente nos departamentos que trabalham contra o crime organizado e o tráfico de drogas.

“Vamos abrir mais de 3 mil vagas até dezembro de 2025. A Polícia tem feito várias prisões e estamos abrindo novas vagas e estruturando os presídios existentes”, disse coronel Carlos Augusto.

A unidade prisional Irmão Guido passou por reforma, segundo o secretário, e aumenta de 340 vagas para 520 vagas. A Colônia Agrícola Major César também passou por reforma e passará de 360 vagas para 553. A penitenciária de Esperantina de 180 para 304 vagas.

“Em Picos, o presídio foi todo reconstruído já que tinha pavilhões bastante deteriorados, passando de 120 vagas para 323 vagas”, disse o secretário. 

A Cadeia Pública de Altos terá mais 253 vagas para presos e lá será construído um complexo com mais de 800 vagas.

De acordo com o secretário, o investimento é de R$ 100 milhões em parceria com o Ministério da Justiça. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais