Cidadeverde.com

Branca de Neve e os 700 anões em apresentação erótica em Teresina

Imprimir

O espetáculo Branca de Neve e os 700 anos será apresentado no Theatro 4 de Setembro nesta sexta, às 20h. O esétáculo surgiu de uma viagem à Portugal, feita pela atriz piauiense Carmem Carvalho, onde conheceu o livro do autor português José Vilhena intitulado “ Branca de Neve e os 700 anões”. A obra foi escrita no ano de 1962, e adaptada para o teatro pelo dramaturgo Aci Campelo no ano de 2000 a pedido de Carmem Carvalho. A atriz nos conta que achou a história super interessante, onde a Branca de Neve é uma prostituta.

Carmem relata que “o autor José Vilhena trata a prostituição de forma irônica onde a trajetória da Branca de Neve e o conflito entre a sociedade e o erotismo, pois a prostituição está veiculada com todos os ramos da sociedade, igreja, polícia, política e família”. O texto traça um painel, às vezes cômicos às vezes trágicos, da vida de Branca de Neve em seus diversos níveis e momentos.

Humorista, ilustrador, escritor, editor e pintor, o autor José Vilhena é um crítico mordaz dos costumes e da sociedade portuguesa, para ele um bom humorista está muito ligado a uma crítica política, a uma crítica de costumes e a uma crítica dos poderosos, pois os poderosos têm mania de grandezas e tudo isso é destruído com o humor, pois quando se ridiculariza uma pessoa, toda aquela proa vai por água abaixo.

Carmem Carvalho começou a fazer muito cedo, montando diversos espetáculos desde a década de 70. Para a montagem de “Branca de Neve e os 700 anões” Carmem nos conta que “toda a produção do espetáculo foi paga com doações de amigos e pessoas diversas da sociedade teresinense”. Para ela foi muito gratificante fazer uma produção com doações espontâneas, e que essas contribuições voluntárias custearam o espetáculo que na época custou cerca de cinco mil reais. Entre os doadores a atriz contou com a doação de Cinéas Santos, Jesualdo Cavalcante, Hugo Napoleão, Welington Dias, Maneco Nascimento, Osmar Junior, Heli Batista e Lourdes Rufino,

O texto de José Vilhena traça a trajetória de Branca de Neve completamente diferente da estória original. De comum com a famosa história infantil, só a moça que continua bela como sempre e o destino de enfrentar a malvada madrasta. A diferença começa quando ela tem de conviver, a espera de seu príncipe encantado, não com sete, mas com 700 anões, homens ávidos por luxuria e prazer. Quando sua mãe morreu, o pai casou-se novamente e ela ganhou a madrasta, chamada de a Rainha das Bifanas, mulher vaidosa, ciumenta e cruel que a expulsou de casa, que se entregou a vida, mas sem descuidar da boa forma, nem da formação para poder enfrentar as agruras. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: