Cidadeverde.com

Aprenda dicas que tratam constipação intestinal rapidamente

Imprimir

A constipação ocorre mais frequentemente quando o organismo não recebe o suficiente de fibras ou água da dieta. Ela pode também surgir como resultado do excesso de exercícios físicos ou, ainda, como efeito adverso de diversas drogas farmacêuticas. Cada pessoa sente esse fenômeno de vez em quando, mas a boa notícia é que existem remédios seguros, gentis e naturais que tanto aliviam como previnem o surgimento da constipação. Com alguns pequenos ajustes em sua rotina diária, você poderá lidar com esse problema de forma barata e na privacidade de sua própria casa. Remédios naturais e alterações em seu estilo de vida lhe poderão ajudar a lidar com a constipação e evitar seu aparecimento em ocasiões futuras. Se você estiver com um caso de constipação crônica e nenhum dos métodos descritos resolverem o problema, busque pelo auxílio de um profissional da saúde.


Beba mais água. Fezes secas e duras são uma causa comum de constipação, de modo que, quanto mais água você ingerir, mais fácil será passá-las pelo trato intestinal. É importante beber mais água especialmente quando você aumenta a ingestão de fibras em sua dieta.
Homens devem almejar beber pelo menos 3 litros de fluidos por dia. Mulheres, pelo menos 2,2 litros.
Evite bebidas cafeinadas e alcoólicas durante a constipação. Bebidas cafeinadas e refrigerantes, além das alcoólicas, são diuréticas, ou seja, têm o efeito de desidratar o corpo, causando a perda de fluidos através do aumento da produção de urina. Isso pode piorar a constipação.
Outros fluidos, como sucos, caldos leves e chás de ervas representam boas fontes de fluidos. Evite chás cafeinados. Sucos de pera e maçã têm efeito natural levemente laxante.

 

Ingira mais fibras. As fibras são um laxante natural. Elas aumentam o conteúdo aquoso de suas fezes, ajudando a torná-las mais encorpadas. Isso auxilia na movimentação intestinal, deixando-a mais rápida e suave ao longo do intestino grosso. Uma alteração repentina na ingestão de fibras pode causar gases e inchaço e, por isso, é melhor aumentá-la gradualmente durante algumas refeições. Especialistas recomendam que você ingira pelo menos 20 a 35 gramas de fibras a cada dia.
Fibras podem reduzir a quantidade de medicamentos que o seu corpo absorve. Tome os seus medicamentos pelo menos uma hora antes de ingerir fibras, ou duas horas depois.
Algumas boas opções para aumentar a ingestão de fibras incluem:
Frutos e frutas, especialmente aquelas com casca comestível, como maçãs e uvas.
Vegetais folhosos verde-escuros, como mostarda, beterraba e acelga.
Outros vegetais, como brócolis, espinafre, cenoura, couve-flor, couve-de-bruxelas, alcachofra e feijão-verde.
Grãos e outros vegetais, como feijão-preto, roxo e tradicional, bem como lentilhas.
Grãos integrais não-processados. Uma regra fácil a se lembrar é que, quando se trata de uma cor clara ou branca, é provável que o alimento tenha sido processado. Opte pelos itens integrais, sejam eles arroz, pipoca, aveia ou trigo. Se você estiver comendo cereais, leia o rótulo para certificar-se de que a sua opção seja rica em fibras. Busque por pães com farinha integral, não-tingida e não-enriquecida.
Castanhas e sementes, como de abóbora, de sésamo, de girassol ou de linho, bem como amêndoas, nozes e pecãs.


Coma ameixas secas. Ameixas são alimentos ricos em fibras. Elas ainda contêm sorbitol, um açúcar capaz de amolecer as fezes que naturalmente ajuda a aliviar a constipação. O sorbitol gera um efeito levemente estimulante no intestino grosso, auxiliando a reduzir o tempo de movimentação das fezes e diminuindo o risco de constipação.
Se você não gosta da textura enrugada ou do sabor peculiar das ameixas secas, experimente tomá-las em forma de suco. No entanto, lembre-se de que o suco possui menos fibras do que as frutas.
100 gramas de ameixas secas apresentam 14,7 gramas de sorbitol, enquanto 100 gramas do suco apresentam apenas 6,1 gramas dessa substância. Você precisará beber mais suco para conseguir os mesmos efeitos, e acabará ingerindo também uma maior quantidade de açúcares.
Não se exceda no consumo de ameixas secas. Elas devem começar a funcionar depois de algumas horas. É importante deixar que uma porção ou suco passe pelos intestinos antes de consumir mais, ou você corre o risco de causar diarreia.


Evite queijo e laticínios. O queijo e outros laticínios geralmente contêm lactose, substância à qual muitas pessoas apresentam sensibilidade. A lactose pode causar gases, inchaço e constipação em algumas pessoas. Se você está com problemas de constipação, corte queijo, leite e outros laticínios de sua dieta, até sentir-se melhor.

 

Incorpore iogurte à sua dieta cotidiana. O iogurte contém culturas de bactérias vivas (probióticos) capazes de criar o ambiente ideal para que o sistema digestivo esteja sempre saudável e funcione de modo regular. Experimente acrescentar um copo de iogurte à sua alimentação diária.

 


Fonte: Wikihow

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais