Cidadeverde.com

Gilbués registra segunda maior temperatura do país neste domingo (5)

Imprimir

Imagem: Reprodução/INMET

Mesmo o Piauí não estando oficialmente no período do B-R-O-BRÓ, a cidade de Gilbués, 797 km ao sul do Piauí, atingiu neste domingo (5) a segunda maior temperatura do país, de 41,2°. Segundo os dados de hoje do Instituto Nacional de Metrologia (INMET), Gilbués já chegou a registrar a marca dos 42° no horário da manhã, mas agora no período da tarde, caiu cerca de 1°.

A maior temperatura registrada no país hoje foi na cidade de Comodoro, no estado do Mato Grosso, de 42,1°.

O climatologista, professor Werton Costa, explica que as altas temperaturas são até consideradas normais nesse período. A tendência é as temperaturas aumentem em algumas cidades do estado, em consequência da baixa umidade e maior insolação, como em municípios Sul, onde existem vegetações de cerrado e semi-árido. 

“Isso é normal nesse período, infelizmente, porque a temperatura oscila muito. Dentre as temperaturas registradas no NE nesse período, as do Piauí até têm estado entre as temperaturas mínimas, só que a alta umidade mais baixa e a insolação mais elevada do estado faz com que esse fenômeno de alta na temperatura aconteça, como em Gilbués”, esclareceu o climatologista.

Teresina
Na capital piauiense, como em outras cidades do sul do Piauí, deve-se esperar, como de costume, um aumento nas temperaturas. A tendência é que também em municípios como Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato e Oeiras essas altas ocorram e venham aumentando da região sul para o norte, conforme afirma Werton Costa.

“Essa é uma tendência porque é onde acontecem esses ápices, porque as temperaturas vão se elevando do Sul para o Norte. Então, Teresina ainda não está tão quente, mas deve ficar. É natural, já está um pouco maior”, contou  

Oscilação 
O professor diz também que é comum que as temperaturas oscilem ao decorrer do dia. “A tabela é atualizada durante todo o dia, então hoje mesmo Gilbués já registrou 42°.

Geralmente alguma cidade do Piauí, conforme Werton Costa, aparece entre as 10 maiores temperaturas do dia na tabela do INMET.

Fatores
Ainda de acordo com o Werton Costa, o fator astronômico da localização do Piauí contribui para a altas nas temperaturas.
“Faixa de maior insolação que incide sobre o Piauí, o fato de ela receber maior luminosidade, incidência dos raios solares o ano inteiro no estado, contribuem para que as temperaturas sejam maiores. Aí quando chega o período mais seco, que se soma a radiação, naturalmente se sente com mais rigor a sensação térmica. Isso é sazonal, claro, mas o que pode acentuar também o calor é o ar mais seco”, analisou.

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais