Cidadeverde.com

FMS lança cartilha sobre o Samu em Teresina

Imprimir
A Fundação Municipal de Saúde(FMS) de Teresina elaborou uma cartilha educativa sobre que atitudes as pessoas devem ter antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) em suas residências ou em casos de acidentes nas ruas. Os primeiros socorros prestados antes da chegada da ambulância podem evitar prejuízos maiores à saúde dos pacientes.
 

 

A cartilha “O que fazer até a emergência chegar” será lançada no próximo dia 25, no auditório Odilon Nunes, bairro Marquês, às 9 horas. A publicação, com 48 páginas, traz ilustrações didáticas que ensinam como proceder no atendimento.

 

“O livrinho ensina, por exemplo, como fazer proceder em caso de acidente, já que não se pode movimentar a vítima sob risco de lesão na coluna”, afirmou o presidente da FMS, João Orlando.

 

A publicação presta esclarecimentos também sobre quais situação o Samu deve ser acionado e quais as informações que devem ser repassadas à equipe de regulação. “Com esses dados é que a equipe médica vai decidir que tipo de ambulância será enviada”, explicou.

 

Atendimento do Samu em Teresina

 

O Samu de Teresina realiza em média 5 mil atendimentos por mês, o que corresponde a cerca de 160 chamadas atendidas por dia. Segundo João Orlando, apenas 1,5% destas chamadas são trotes.

 

Ele destaca que o tempo médio para a chegada da ambulância é de 13 minutos, mas em alguns casos há uma demora maior devido ao tráfego intenso na capital. “As pessoas não contribuem no trânsito e as vezes não deixam o veículo passar”, concluiu o presidente da FMS.

 

Záira Amorim

[email protected]

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: