Cidadeverde.com

Conheça os tipos de pão e quais são os mais calóricos

Imprimir

Um produto simples e versátil, que vai bem do café da manhã ao jantar. O pão é um alimento muito popular e que, com alguns cuidados e as combinações certas, pode se transformar em uma refeição completa e nutritiva. Com muitas opções no mercado, é importante saber escolher o mais adequado para a saúde. O tão querido pão francês, por exemplo, deve ser consumido com moderação. Ele é feito com farinha branca, ingrediente que, quando ingerido em excesso, está relacionado ao sobrepeso, obesidade e até mesmo diabetes. O melhor é apostar nos integrais – carboidratos complexos, que têm fibras e aumentam a saciedade. Mas, aí, é preciso muita atenção ao rótulo: há diversos pães que se dizem integrais, mas não são. Para não cair em cilada, leia a lista de ingredientes. 

Pão francês
Tem miolo macio revestido por uma casca crocante dourada – é nosso famoso cacetinho, conhecido em outros Estados também como pão de sal ou branco. É rico em carboidratos refinados, baixa quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Uma unidade de 50g tem, em média, 289mg de sódio.  
Calorias: de 135 a 150 kcal (unidade de 50g) 

Baguete 
Parecido com o pão francês, mas com formato alongado e com ou sem adição de gergelim. 
Calorias: 145 kcal (50 g) 

Croissant 
Tem formato de meia-lua e é feito com massa folhada. Entre seus ingredientes básicos estão farinha de trigo, manteiga, açúcar, ovos e sal, conservante e melhorador de farinha. É preciso moderação nessa versão, pois alguns estabelecimentos usam gordura trans em vez de manteiga. 
Calorias: 196 kcal (uma unidade sem recheio) 

Pão sírio 
É redondo e tem massa fina. Contém menos gordura do que o pão branco, mas é pobre em fibras, vitaminas e minerais. 
Calorias: 90 kcal (unidade) 

Pão de fermentação natural 
Feito com levain, um fermento natural, tem sabor levemente ácido, miolo aerado e casca crocante. Pode ser feito com farinha integral, aumentando a quantidade de fibras.  
Calorias: depende dos ingredientes usados, mas costuma ter quantidade semelhante à do pão francês.

Bisnaguinha 
Preferido entre as crianças, esse pão pequeno de textura macia tem muito carboidrato refinado e açúcar. É bom evitá-lo. 
Calorias: 45 kcal (unidade) 

Pão australiano 
De tonalidade escura, leva farinha de trigo branca e integral, mel, cacau e extrato de malte na receita. Tem sabor adocicado. 
Calorias: 90 kcal (fatia de 30 g) 

Pão português 
Tem massa saborosa e perfumada, com alta adição de azeite. Elaborado com farinha de trigo refinada, traz baixa quantidade de fibras. Pode ter ervas, azeitonas, linguiças. 
Calorias: 180 kcal (50g) 

Pão massinha  
Ligeiramente adocicado, é caracterizado pela maciez. Pode ter creme de baunilha, geleia, calda e frutas na cobertura.  
Calorias: 1 unidade média, 220 kcal. 

Pão integral 
Para um pão ser integral, ele deve ser preparado com farinha de trigo integral ou fibra de trigo ou farelo de trigo. Como tem mais fibras, aumenta a saciedade. 
Calorias: 65 kcal (uma fatia) 

Alemão (schwarzbrot) 
De cor escura, alta densidade e sabor levemente adocicado, é considerado um pão integral. Como leva açúcar na receita, deve ser consumido com moderação. 
Calorias: 124 kcal (50g) 

Pão de forma 
Tem miolo branco, elástico e com poucos poros. Pode ou não ter casca. Também tem poucas fibras e nutrientes, e muitos conservantes. 
Calorias: 78 kcal (uma fatia) 


Fonte: Gauchazh

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais