Cidadeverde.com

Com 15% de vacinados, Piauí tem dia D contra pólio e Sarampo

Imprimir

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Acontece em todo o Brasil neste sábado (18),  o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. No Piauí, a meta é vacinar é 197.366 crianças, entre um ano a cinco anos de idade. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, participa da mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cidade Nova, em Demerval Lobão.

Pais e responsáveis devem levar as crianças independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, pouco mais de 30 mil crianças foram imunizadas contra o sarampo e a poliomielite. De acordo com o boletim, 139 municípios informaram a cobertura vacinal, sendo que Miguel Leão, Pavussu e Barra D’Alcântara informaram que mais de 60% das crianças entre 1 a 5 anos foram imunizadas. Ou seja, a maioria dos municípios está com baixa cobertura vacinal.

Em Teresina Dia D será próximo sábado

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) fez um alerta aos pais e responsáveis já que até o momento,  só 7% do público-alvo foi vacinado. Na capital, o Dia D acontece só no dia 25 de agosto.  Serão abertos 32 locais de vacinação. 

Segundo a FMS, a data do Dia D foi alterada em relação à data nacional por conta do feriado do aniversário de Teresina, quando muitas famílias viajam. 

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento, estão: Rondônia, com 45,01% para a pólio e 43,84% para o sarampo, seguido por São Paulo com 28,35% pólio e 27,91% sarampo. Entre as coberturas mais baixam, destacam-se: Amazonas, com 3,23% do público-alvo vacinado para pólio e 3,24% para sarampo e Roraima, que tem 4,98% pólio e 3,60% sarampo. 

Hérlon Moraes (Com informações do MS e FMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais