Cidadeverde.com

Empresário acredita em incêndio criminoso em canavial da cachaça Lira

Imprimir
  • canavial.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-1.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-2.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-3.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-4.jpg Divulgação/ Whatsapp

Equipes do Corpo de Bombeiros permanecem na cidade de Amarante para evitar que as chamas, que destruíram parte do canavial da cachaça Lira e do Lira Eco Parque, reacendam. Por áudios de WhatsApp, o proprietário da fazenda, o empresário Haroldo Lira, disse que acredita em incêndio criminoso e fez um triste desabafo sobre o prejuízo ambiental. 

"O prejuízo financeiro tem importância sim, porque uma empresa não tem interesse nenhum em prejuízo, mas a gente vai se esforçar e reconstruir tudo novamente, com certeza, com muito trabalho, até porque o pouco que me sobra, eu faço investimento aqui mesmo. Vale a pena construir de novo.  Agora o crime ambiental é uma coisa terrível, uma situação que não dá para controlar e nem dimensionar o tamanho do prejuízo. Se a gente for avaliar esse crime, eu não sei nem como a gente vai colocar um preço nisso. O empresário aqui fica numa situação tonta, sem saber para onde ir, reclamar para quem? a cada ano piora o descontrole na região, ninguém se responsabiliza por nada, tudo vira uma banalidade e assim os empreendedores vão se ferrando. Não vai me desanimar, não, mas de qualquer forma, essa questão ambiental eu tenho medo de não ter vida pra chegar ao fim na reconstrução. Iniciar eu vou, com certeza, mas a destruição é tão terrível que não sei se terei vida para ver isso ser reconstruído. De qualquer forma, a gente vai continuar batalhando", desabafou o empresário. 

Nos áudios, Haroldo Lira conta que o fogo teve início por volta de 11h, desta terça-feira (21) e que 40% do canavial da Cachaça Lira, um quiosque e 21 km de trilha do Lira Eco Parque foram destruídos. Ele relata ainda que não é a primeira vez que o fogo destrói o patrimônio.

"Desde às 11h, a gente vive momento de terror por conta de um incêndio que começou próximo da cidade, onde a gente localizou onde iniciou o incêndio, mas não localizamos ainda o autor desse crime, mas vamos atrás. Vamos fazer um BO. Todo ano é essa confusão. A gente faz os BOs, mas o BO e nada é parecido. A impunidade impera e parece que cada ano fica pior porque ninguém toma providência e acertou em cheio a nossa produção de cachaça, o parque onde foi destruído um quiosque dos turistas e todas as trilhas", disse o empresário. 

Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, funcionários e os próprios moradores da cidade ajudaram a controlar o fogo. Empresários da região e prefeitos de cidades vizinhas cederam caminhões-pipas. 

"O Corpo de Bombeiros chegou com a estrutura muito reduzida, mas os três bombeiros que vieram foram muito úteis para gente, haja vista que a gente estava controlando todo esse fogo no peito e na raça  e eles com a experiência assumiram  o comando e com certeza foram de suma importância para a gente diminuir mais o crime financeiro e ambiental. Tivemos mais de 150 pessoas, entre funcionários e população, todo mundo ajudando, tentando proteger esse patrimônio que já pertence Amarante. Muito difícil a nossa situação. Graças a Deus e a participação das pessoas que correram para cá. É sinal que nós, os bons, ainda somos maioria. Agora é levantar a cabeça", desabafou o empresário, proprietário da Cachaça Lira, Lira Eco Parque e Lira Pousada de Charme.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais