Cidadeverde.com

Incra entrega títulos no Dia da Consciência Negra

Imprimir

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a V FERAPI – Feira de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas fará jus à data e terá em sua programação, a entrega de títulos de terra às comunidades quilombolas Fazenda Nova e Morrinhos, município de Isaías Coelho.

A programação contará com uma caminhada que sairá às 16h da Praça do Liceu, seguindo pelo centro de Teresina, com chegada às 18h no pátio central da Praça Pedro II, onde acontecerá a solenidade de entrega dos títulos.

Na comunidade Fazenda Nova, são 83 famílias cadastradas em uma área de 5.592,5036 hectares, enquanto em Morrinhos são 146 famílias em 2.517,7284 hectares. O trabalho de regularização fundiária que resultou na titulação das comunidades foi realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, em parceria com o Instituto de Terras do Piauí – Interpi.

As comunidades quilombolas Fazenda Nova e Morrinhos são as quarta e quinta comunidades tituladas no Piauí. Em 2006, foram tituladas as comunidades quilombolas Sítio Velho e Olho D’água dos Negros, localizadas respectivamente nos municípios piauienses de Assunção do Piauí e Esperantina. Em 2007, foi à vez da comunidade Volta do Campo Grande, em Campinas do Piauí.

Atualmente, há 45 processos de regularização de territórios quilombolas instaurados na Superintendência Regional do Incra no Piauí, sendo que 33 possuem certificação pela Fundação Cultural Palmares e, destes, estão sendo trabalhadas cinco comunidades, nos municípios de Queimada Nova, São Miguel do Tapuio, Isaías Coelho e Campo Largo.

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: