Cidadeverde.com

Ciro diz que intervenção na segurança do Rio é 'demagogia”

Imprimir


Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, criticou nesta terça-feira (28) a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e disse que a medida é “demagogia dos irresponsáveis do governo de Brasília”.

Como parte da sua agenda de campanha, o presidenciável fez uma caminhada na praça do Rodo de São Gonçalo, no centro de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
"A intervenção federal já fez tombar três jovens militares, que não são treinados para esse tipo de serviço, só para fazer demagogia dos irresponsáveis do governo de Brasília, em especial do senhor Michael Temer e seu bando", disse Ciro.

Desde o início da intervenção, em fevereiro deste ano, três militares foram mortos. Eles foram atingidos na semana passada durante operação nos conjuntos de favela da Zona Norte do Rio. A ação aconteceu nos complexos do Alemão, da Penha e da Maré.
Ciro afirmou que, se eleito, pretende investir em inteligência e tecnologia para equipar as polícias Federal, Civil e Militar, além das Forças Armadas, e indicou que não dará prosseguimento à intervenção federal no Rio.

Pelo decreto assinado em fevereiro pelo presidente Michel Temer, a intervenção vai vigorar até 31 de dezembro.
A medida foi tomada em uma tentativa de conter a escalada da violência no Rio de Janeiro. Na época, adversários de Temer o acusaram de tentar desviar o foco da falta de apoio político no Congresso Nacional para votar a Reforma da Previdência.

Com a intervenção, a segurança pública no estado passou a ser comandada pelo governo federal. O interventor escolhido foi o general do Exército Walter Braga Netto.
Na sexta-feira (24), o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse que “aparentemente” os militares são os únicos a se engajar na intervenção e criticou a falta de ações do poder civil no combate à violência.
   

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais