Cidadeverde.com

Lula quer tornar Dia da Consciência Negra feriado nacional

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, Dia da Consciência Negra, da inauguração da estátua em homenagem a João Cândido Felisberto (1880-1969), o Almirante Negro, na praça 15 (centro do Rio). No evento, Lula afirmou que pretende tornar a data um feriado nacional --atualmente, é lembrado com feriado em algumas cidades do país.

"Já temos no Brasil 350 cidades que decretaram feriado hoje, e acho importante que a gente decrete logo esse dia um feriado nacional", afirmou Lula.

O presidente disse ainda que o Brasil ainda não aprendeu a se construir como um país negro."Dou graças a deus, não à escravidão, mas aos negros terem vindo para cá porque a mistura de negros com europeus e índios fez deste povo a raça mais extraordinária do mundo."

João Cândido liderou a revolta da Chibata, em 1910, contra os castigos físicos que eram impostos aos marinheiros pela Marinha do Brasil. Pela sua participação no movimento, João Cândido, que também é conhecido como o Almirante Negro, foi preso e chegou a ser internado em um manicômio.


Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: