Cidadeverde.com

Elmano cumpre agenda no interior e diz que população pede água

Imprimir


Fonte:Ascom

O candidato a governador do Piauí, Elmano Férrer (PODEMOS), cumpre agenda no sul do Estado. Na passagem por São Raimundo Nonato, a população pediu por água na região, que também sofre com a seca.
“Gasto R$ 150,00 para comprar água no interior e usar para tomar banho, lavar roupa e outros serviços. Tenho oito pessoas em casa, sendo três delas deficientes. Para comprar água do carro pipa, que seja para beber, custa R$ 350,00. Gastamos muito para ter água, que é essencial para nossa sobrevivência”, contou o agricultor Odilon Ribeiro.

Elmano, que chegou há mais de 50 anos no Piauí, atuando em demandas devido ao problema da seca, tem atuado para garantir melhores condições hídricas para a população. “Destinamos recursos para municípios para os sistemas de abastecimento de água, temos feito gestão para garantir atenção as barragens do estado, fizemos articulação pela Adutora do Sertão, projeto que deve levar água para mais de 50 municípios. É absurdo, em pleno século XXI as pessoas dependerem exclusivamente de carro pipa”, afirmou.

Férrer destacou ainda que “não existem políticas públicas que garantam o acesso à água em quantidade e qualidade adequada a todos os piauienses, em especial aos residentes no semiárido. Até hoje, o Piauí não dispõe de um plano efetivo de segurança hídrica. Não há monitoramento das condições das barragens, nem programa de manutenção e recuperação das mesmas”.
A falta de planejamento tem colocado em risco estruturas já existentes no Piauí. “Mesmo diante da crise de abastecimento que se agrava a cada ano, em especial no semiárido, não há planejamento para utilização dos gigantescos mananciais de água subterrânea no território. Como resultado, há barragens em situação de risco, ocorrência de desastres e o abandono da população do sertão. Quase todas as grandes obras hídricas do atual governo estão paralisadas ou sequer foram iniciadas”, ressaltou o candidato.

Elmano pretende implantar novas adutoras e concluir obras iniciadas, e assim levar água para a população do semiárido. “Trabalharemos pela conclusão de obras e implantação de novos sistemas adutores a partir das grandes barragens. Tal medida permitirá o atendimento de uma quantidade expressiva de pessoas nas cidades próximas aos reservatórios, garantindo acesso a água de boa qualidade, e reduzindo os custos com tratamento de doenças de veiculação hídrica e com o abastecimento via carro-pipa. Faremos ainda estudos e projetos de novas barragens de médio e grande porte. As estruturas são essenciais por acumularem água no período chuvoso, e liberarem os volumes armazenados nos meses de estiagem”, explicou o candidato.
Após a passagem por São Raimundo Nonato, Elmano Férrer cumpre agenda em Floriano e Regeneração.

redaçã[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais