Cidadeverde.com

Secretário destaca avanços na educação do Piauí baseado no Ideb

Imprimir

Foto: Catarina Malheiros / Cidadeverde.com


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (03), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os dados, a rede pública estadual de ensino teve um bom desempenho no Ensino Fundamental e cresceu no Ensino Médio.

O Piauí tem apresentado evolução consistente no Ideb. No Ensino Fundamental – anos iniciais, a rede estadual teve um crescimento de quase 1 ponto no IDEB, garantindo 5,5 em 2017, bem acima dos 4,2 projetados para este ano. Escolas estaduais de Piracuruca e Campo Maior foram destaques com pontuação de 7,6 e 6,9, respectivamente.

"Pra vocês terem uma ideia estados como São Paulo caíram em todas as etapas e nessas etapas nós evoluímos. A meta era 4.2 para a questão inicial e nós aumentamos para 5.5 - um avanço fundamental o que isso representa para a educação do Estado do Piauí", afirmou o secretário Helder Jacobina durante entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (04).

No que se refere ao Ensino Médio, dados revelam que o Piauí é o 3º estado do nordeste com escolas que apresentaram notas acima de 5,2 , ficando atrás apenas do Ceará e Pernambuco. “ Nós crescemos em todas as etapas do ensino. No ensino médio, estamos em uma crescente 3,0 em 2013, 3,2 em 2015 e 3,3 em 2017. Quando analisamos as notas das nossas escolas percebemos que 67% das tiveram notas acima de 3.2, nota média do Estado em 2015 . Além disso o Piuaí é um dos Estados que já possuem escolas com IDEB acima de 5.2 no ensino médio”, destaca o secretário de educação Hélder Jacobina. 

O secretário ressalta que os dados do Piauí seriam ainda mais positivos se o Ministério da Educação tivesse contabilizado  as notas das escolas de ensino médio integrada a educação profissional. “ Cerca de  450 escolas da rede estadual fizeram o Saeb, mas o MEC só contabilizou a nota de apenas 250 escolas da rede estadual, excluindo os centros de educação profissional”, explicou o gestor. 

Operação topique

O secretário também deu esclarecimentos em relação as etapas da Operação Topique, que investiga fraudes no transporte escolar. Segundo ele, o Governo tem oferecido mecanismos para que a investigação ocorra e acrescenta que processos administrativos foram abertos pela procuradoria.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais